segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Controlo Marítimo



Cerca de 80 por cento de pirogas estrangeiras operam sem licenças

Bissau, 05 Set 16) ANG) – O Capitão de Portos da Guiné-Bissau afirmou hoje que cerca de oitenta por cento de pirogas estrangeiras que pescam nas águas da Guiné-Bissau não possuem licenças para estas actividades.

Em entrevista exclusiva à ANG, Sigá Batista disse que a Capitania dos Portos da Guiné-Bissau vai tomar medidas severas contra os proprietários das referidas pirogas, por desobediência às ordens do Estado.

Considerou que não podem extinguir por completo esta prática, mas que vão diminui-las, para pôr cobro a fuga ao fisco destas pirogas.

Baptista lamentou a falta de meios materiais e financeiros com que os serviços da capitania se debatem.

Em relação aos proprietários das pirogas de passageiros, elogiou o facto destes estarem a cumprir com os seus deveres, no que diz respeito ao limite de número de passageiros, que deve ser de cinquenta por cento e igual percentagem para as cargas.

Sigá Batista disse que, em relação ao uso de coletes de salva-vida, alguns passageiros não estão a cumprir, acrescentando que usam o colete enquanto estiverem no Porto mas ao distanciarem tiram-no alegando que os mesmos se encontram sujos.

Advertiu que doravante todas as embarcações vão ser seguidas e vigiadas durante a viagem a fim de se controlar o uso obrigatório de coletes salva-vida pelos passageiros.

Disse que quem não cumprir será punido de acordo com a lei.

O novo Capitão dos Portos disse que a sua direção conta com 17 delegacias em todo o país e pretendem abrir ainda outras em algumas zonas estratégicas, a fim de melhorar o controlo do mar. 
ANG/JD//JAM/SG                                                                                                                                                                                                                                                                             

Sem comentários:

Enviar um comentário