segunda-feira, 5 de setembro de 2016

IV Conferência de Embaixadores



Participantes pedem nova estratégia para captação de investimento estrangeiro
Bissau, 05 Set 16 (ANG) - A necessidade de a diplomacia guineense adoptar uma nova estrategia e matriz de acções, para torna-la mais dinâmica e eficiente face a sua missão, foi uma das recomendações saídas da IV Conferência de Embaixadores que terminou domingo em Uaque, sector de Mansoa.
Os diplomatas reunidos pediram as autoridades políticas para pôr a disposição das missões diplomáticas e postos consulares ferramentas para promoverem oportunidades de negócios e divulgarem as potencialidades do país em todos os domínios.
Pediram ainda o reforço da presença e participação do país em organizações multilaterais, através de missões permanentes ou antenas diplomáticas.
Na área de cooperação internacional, os reunidos apontaram a promoção do plano estratégico e operacional com vista ao melhor enquadramento e alinhamento de iniciativas de cooperação.
Os conferencistas recomendaram a criação e o funcionamento de um dispositivo institucional de coordenação das ajudas externas, a celebração de contratos de credibilidade com os parceiros para a eficácia da assistência internacional, bem como a promoção da cooperação Sul-Sul com enfoque nos países africanos emergentes.
No concernente ao apoio das missões diplomáticas às comunidades emigradas guineenses, os participantes pediram a melhoria da capacidade de resposta das embaixadas e postos consulares para a incentivação da participação da diáspora no processo de desenvolvimento socio-económico do país.
A cerimônia de encerramento foi presidido pelo Primeiro-ministro, que na ocasião garantiu que as recomendações irão servir para agilizar o processo de reformas que visam reorganizar as estruturas, orientar as prioridades e estratégias de acção no plano externo,
Segundo Baciro Dja, o governo se encontra empenhado na criação de condições políticas, mobilização de sinergias nacionais para alavancar uma cooperação internacional dinâmica susceptível de trazer novos "elans" ao processo da consolidação da estabilidade política, reconstrução econômica e combate a pobreza.
O Encontro que iniciou dia 2, sob o lema "Servir o Desenvolvimento e Dignificar a Carreira Diplomática, reuniu cerca de 50 participantes entre, embaixadores, ex-ministros dos negócios estrangeiros e diplomatas aposentados, entre outros.
A conferência de embaixadores é um órgão consultivo, que reúne periodicamente para receber informações e orientações sobre a política externa e proceder a análise sobre a política externa do país e o funcionamento das estruturas internas e externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, face aos objectivos e desafios da governação no plano internacional. ANG/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário