Países da sub-região e União Europeia unidos na luta contra pesca ilegal
Bissau, 08 Set 16 (ANG) - Uma operação de combate a pesca ilegal na Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri e Senegal resultou na apreensão de 14 navios, revela um comunicado da União Europeia.
O comunicado refere que dois navios de pesca industrial chineses foram identificados em actividades de pesca ilegal na Guiné-Conacri, numa zona fechada à pesca por motivos de repouso biológico.
Segundo o comunicado, um desses navios escapou mas o outro foi conduzido ao Porto a fim de lhe ser aplicado a respectiva sanção.
A operação denominada “Pedro Cardoso Naco” foi realizada sob a coordenação da Comissão Sub-regional das Pescas( CSRP)com cinco navios de patrulha e cerca de 30 inspetores provenientes da Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné –Conacri e Senegal , que controlaram 82 embarcações, entre 28 de Agosto e 01 de Setembro.
A operação foi cofinanciada pelo programa da União Europeia- "Governação da Eco Região Marinha da África Ocidental" (GO-WAMER) e pelo programa de Pescas do Oeste Africano, do Banco Mundial (PRAO).
O projeto GO-WAMER visa melhorar a governação dos recursos marinhos em sete países da África Ocidental: Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa.
As actividades são implementadas a nível nacional e regional, em parceria com as autoridades nacionais e organizações regionais tais como a CSRP.
Financiado pela União Europeia, este programa de 10,5 milhões de euros é coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A operação "Pedro Cardoso Nanco" foi realizada em memória do inspector das pescas guineense falecido no mar após 35 anos de serviço e que tinha participado em muitas campanhas sub-regionais organizados pela CSRP.
ANG/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário