sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Operação “Pedro Cardoso Nanco”


Países da sub-região e União Europeia unidos na luta contra pesca ilegal

 Bissau, 08 Set 16 (ANG) - Uma operação de combate a pesca ilegal  na Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri e Senegal resultou na apreensão de 14 navios, revela um comunicado da União Europeia.

O comunicado refere que dois navios  de pesca industrial chineses foram identificados em actividades de pesca ilegal na Guiné-Conacri, numa zona fechada à pesca por motivos de repouso biológico.

Segundo o comunicado, um desses navios escapou  mas  o outro foi conduzido ao Porto a fim de lhe ser aplicado a respectiva sanção. 

A operação denominada “Pedro Cardoso Naco” foi realizada sob a coordenação da Comissão Sub-regional das Pescas( CSRP)com  cinco navios de patrulha e cerca de 30 inspetores provenientes da Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné –Conacri e Senegal , que controlaram 82 embarcações, entre  28 de Agosto e 01 de Setembro.

A operação foi cofinanciada pelo programa da União Europeia- "Governação da Eco Região Marinha da África Ocidental" (GO-WAMER) e pelo programa de Pescas do Oeste Africano, do Banco Mundial (PRAO). 

O projeto GO-WAMER visa melhorar a governação dos recursos marinhos em sete países da África Ocidental: Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa.

 As actividades são implementadas a nível nacional e regional, em parceria com as autoridades nacionais e organizações regionais tais como a CSRP.

 Financiado pela União Europeia, este programa de 10,5 milhões de euros é coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

A operação  "Pedro Cardoso Nanco" foi realizada em memória do inspector das pescas guineense falecido no mar após 35 anos de serviço e que tinha participado em muitas campanhas sub-regionais organizados pela CSRP.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário