quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Assembleia Geral da ONU


Presidente Mário Vaz promete trabalhar para consolidação da paz e estabilidade social no país

Bissau,22 Set 16 (ANG) – O Presidente da República  prometeu fazer tudo, através de um diálogo político franco e aberto com todas as forças vivas do país, para a consolidação do clima de paz e estabilidade social, que considera  indispensáveis para o processo de governação.

José Mário Vaz que discursava quarta-feira na septuagésima primeira Sessão da Assembleia Geral da ONU, a decorrer em Nova Iorque, sob o tema “ problemática do desenvolvimento sustentável”, disse que, para a Guiné Bissau, a presente sessão representa  uma oportunidade para reforçar os compromissos, bem como de partilha da responsabilidade entre todos os actores internacionais na realização  dos objectivos da agenda 2030.

O chefe de Estado guineense afirmou que o Programa de Acão de Adis-Abeba para financiar o desenvolvimento, aprovado pela Assembleia Geral, em julho de 2015, alimenta novas esperanças no que se refere ao financiamento para a realização dos objectos do desenvolvimento sustentável.

Acrescentou que os compromissos assumidos entre as partes, devem ser respeitados e harmonizados para que os objetivos da agenda 2030 e do programa de ação de Adis-Abeba sejam realizados .

O Presidente da República da Guiné-Bissau afirmou que o país está determinado  em assumir a responsabilidade que lhe cabe na implementação dos compromissos na base de estratégia global e regional.

“Nesta perspetiva, estou satisfeito pelo facto do nosso Plano Nacional do Desenvolvimento estar alinhado com  grande parte dos objetivos que compõem a agenda 2030. Devo elogiar, por outro lado, a vontade política das autoridades nacionais de reajustar progressivamente este plano, tendo em vista a acomodação  integral dos 17 objetivos do desenvolvimento traçados”, referiu.

Afirmou que o país tem um capital natural muito importante para alavancar o seu desenvolvimento e a preservação do ambiente na região da África ocidental, frisando  que a biodiversidade tornou-se num eixo transversal ao desenvolvimento do país.

José Mário Vaz falou também do recente acordo assinado com vista a ultrapassar a presente situação política do país e o bloqueio no parlamento, sob a égide da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO).

Considera  ser um passo importante para o apaziguamento das tenções políticas e  o alcance de plataformas de consenso que permita garantir a estabilidade governativa até ao fim da presente legislatura. 

O presidente da República da Guiné-Bissau renovou o seu pedido de apoio das Nações Unidas ao processo de reconciliação nacional em curso no país,  à participação das Forças Armadas em missões de manutenção de paz,  materialização da reforma no sector da defesa e segurança, sobretudo no controlo de armamentos e gestão de materiais de guerra,  construção de paióis e recuperação casernas e obtenção de fundos de reintegração dos desmobilizados. 

José Mário Vaz pediu ainda a implementação do acordo de Paris , por ser um instrumento de regulação do diálogo e da cooperação internacional entre os Estados que têm nas suas mãos o destino do planeta.

O Presidente  abordou ainda questões de alterações climáticas no seu país que representam um perigo emergente, por a Guiné-Bissau ser um país costeiro.

O chefe de Estado destaca  o assunto das mudanças climáticas  como uma das principais prioridades das açoes politicas, razão pela qual disse querer participar na cimeira dos oceanos do próximo ano.

  ANG/LPG/ÂC/SG
    



Sem comentários:

Enviar um comentário