quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ensino público


Diretores de liceus pedem comparência de alunos nas salas de aulas

Bissau,21 Set 16 (ANG) – Os diretores dos três Liceus de Bissau pedem aos pais e encarregados de educação para mandarem os seus educandos à escola para poderem recuperar as perdidas no ano letivo 2015/2016.

Ouvidos hoje pela Agência de Notícias da Guiné (ANG) os diretores dos referidos liceus, Alanan Pereira, do liceu Kwame Nkrumah, Fatú Sonco, do Agostinho Neto e Horácio Mendes, do Rui Barcelos da Cunha, dizem estranhar a fraca afluência dos alunos nas salas de aulas, uma vez que o ano letivo foi aberto desde o passado dia 19.

O Diretor do liceu nacional Kwame Nkrumah exortou aos pais e encarregados de educação à enviar os seus educandos para as escolas para confirmarem as suas matrículas e permitir assim o arranque normal das aulas.

 Em relação aos professores disse que estes comparecem sempre nas escolas, mas não conseguem lecionar divido a fraca presença de alunos.

O diretor do liceu, Rui Barcelos da Cunha, Horácio Mendes afirmou que tudo está pronto para o funcionamento normal das aulas.

Disse que já entregaram horários aos professores mas que neste momento não estão a lecionar devido a ausência de alunos, situação que disse não compreender.

O subdiretor do liceu, Agostinho Neto, Fatú Sonco solicita igualmente  aos pais para  mandarem os filhos para as escolas aproveitando o tempo para recuperar as matérias não lecionadas no ano passado.

 Em relação aos materiais didáticos, os referidos  diretores foram unânimes em confirmar  que tudo está preparado  para o funcionamento normal das aulas .

Entretanto, a ausência de alunos também se verifica nas escolas de Ensino Básico Unificado, sobretudo Patrice Lumumba e Salvador Allende, divido a várias situações, entre as quais, à não confirmação de matrícula por parte de alguns alunos, e também devido ao hábito de não comparecer nas aulas durante a primeira semana.

O Diretor da escola do Ensino Básico Unificado Patrice Lumumba, Braima Mané pede ao governo no sentido de proceder a entrega de matérias didáticos o mais rápido possível para facilitar o trabalho dos professores, principalmente para alunos da primeira à quarta classe.

Para diretor da escola do Ensino Básico Unificado, Salvador Allende, Virgínia Pereira o atraso se deve a falta de confirmação da matrícula por parte de alguns pais e encarregados de educação.  

Em relação aos professores estes diretores partilharam a mesma opinião, dizendo que marcam presença todos os dias e que reuniram todas condições para funcionamento normal das aulas.

ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário