quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Crise política


CEDEAO sugere um “governo de consenso” na Guiné-Bissau

Bissau, 08 Set 16 (ANG) - A Comunidade Económica dos Países da África Ocidental (CEDEAO) aponta a formação de um governo consensual e inclusivo como uma das seis propostas, para a saída do impasse político no país.

A ideia foi tornada pública quarta-feira pelo Presidente da Comissão desta organização sub-regional, Marcel de Souza, a saída dum encontro com o Presidente da República.

Marcelo de Souza que integra a delegação de CEDEAO que medeia a crise política guineense acrescentou que a CEDEAO pretende, igualmente promover um diálogo que envolve todos os actores nacionais e pôr em prática as reformas nos sectores da defesa, da Administração Pública e  da justiça .
Este responsável do bloco sub-regional informou que a CEDEAO pretende apoiar nas revisões da Constituição e da Lei Eleitoral, por forma a viabilizar o país, em termos de governação.

Por sua vez, a Chefe da delegação da CEDEAO e Ministra de Negócios Estrangeiros da Libéria, Marjon Kamara, afirmou que o encontro com o chefe de Estado, José Mário Vaz foi “frutífero”.

“ A nossa missão não visa atribuir  responsabilidades a quem quer que seja, mas sim, procurar entendimentos para que a Guiné-Bissau saia da situação de impasse político em que se encontra”, rematou a diplomata.

A  delegação da CEDEAO que termina  visita hoje ao país, para além do Presidente da República, manteve encontros com o governo, PAIGC, PRS e o “Grupo dos 15”, visando procurar soluções em relação ao impasse político na Guiné-Bissau.

A delegação vai ainda preparar a vinda ao país, duma delegação de Chefes de Estado de África de Oeste, conforme a resolução número 49 da Sessão Extraordinária da CEDEAO, de junho último, decorrida em Dakar, República de Senegal.

Igualmente fazem parte da delegação, o Ministro de Estado e Secretário-Geral da Presidência de República de Guiné-Conacri e o Chefe da Diplomacia de Serra Leoa. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário