sexta-feira, 2 de setembro de 2016

IV Conferencia de Embaixadores



PR reconhece que missões diplomáticas "trabalham sem mínimas condições "

Bissau, 05 Set 16 (ANG) - O Presidente da República lamentou no último fim-de-semana o facto das missões diplomáticas guineenses trabalharem em chancelarias "inapropriadas, sem viaturas e residências de Embaixadores pouco dignificantes face aos seus homólogos".

"Reconhecemos, reprovamos e estamos revoltados face à esta situação", indignou-se José Mário Vaz na cerimónia de abertura da IV Conferencia de Embaixadores guineenses que iniciou hoje na localidade de Uaque, sector de Mansoa.

A conferência de Embaixadores é um órgão consultivo, que reúne periodicamente para receber informações e orientações sobre a política externa, analisar a política externa do país e o funcionamento das estruturas internas e externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, face aos objectivos e desafios da governação no plano internacional.

O Chefe de Estado sublinhou que tal situação é fruto da "nossa" desorganização interna, por o pais não ter adequado os serviços pretendidos à sua real situação económica e financeira.

"Em vez de termos quatro a cinco missões diplomáticas e equipá-las com todas as condições que a representação exige...optamos por abrir embaixadas em todas as esquinas, sem que o país esteja preparado intelectual e financeiramente para tal", ilustrou o Presidente da Republica.

Face à esta situação, José Mário Vaz defendeu a implementação de reformas que passam pela redução de embaixadas em função dos recursos disponíveis, seleção de quadros e fixação do número de funcionários para cada missão diplomática.

Aliás, o chefe de Estado disse ter chegado o momento de definição dos objectivos gerais e estratégicos, planos de ações operacionais, bem como a introdução do hábito de realização de avaliações semestrais e anuais às referidas missões.

O Presidente da República disse que até Setembro de 2017, as missões diplomáticas deverão ser capazes de mobilizar fundos e captar investimentos estrangeiros e apoiar a diáspora na remessa de fundos para o país.


Para a prossecução deste desiderato, o Presidente Vaz instou as missões a apresentarem, até Novembro próximo, planos de ações operacionais para serem discutidos e validados.

A intervenção regular nos canais de comunicação social do país acreditado, a realização de recenseamento da diáspora e conhecimento do respectivo perfil e ainda a fixação de número de audiência com o ministério de tutela, com o Primeiro-ministro e o Presidente da República, constam na lista das recomendações feitas as missões diplomáticas pelo PR.

O Encontro terminou no domingo e decorreu sob o lema "Servir o Desenvolvimento e Dignificar a Carreira Diplomática, tendo contado com cerca de 50 participantes entre, embaixadores, ex-ministros dos negócios estrangeiros e diplomatas aposentados, entre outros. ANG/JAM/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário