segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Cultura/cinema



         Dina Adão estreia no mundo de cinema com o filme  “Nkalinketch”

Bissau, 26 Set (ANG) – A actriz Dina Adão efetuou na passada sexta-feira, o lançamento do seu primeiro filme intitulado “Nkalinketch”,  nome da sua mãe, que significa no dialeto pepel, “medo do lugar sagrado”. 

Dina Adão
Durante o acto, a actriz disse que a mensagem transmitida pelo filme, vem alertar a sociedade guineense que é preciso se acautelar com tudo o que a natureza oferece ao homem.

“Nos últimos tempos, os homens têm violado e abusado muito do fruto da natureza, sem dar conta que sem ela não seriamos ninguém neste mundo. Sem o Sol, as árvores, a chuva e outros elementos da natureza, não estaríamos aqui hoje”, disse a atriz.

Dina Adão acrescentou  que o local escolhido para o lançamento do filme, tem a ver com o patriotismo e o amor à sua pátria.

“Muitos me disseram que o Centro Franco Bissau Guineense, assim como o Ledger Hotel, seriam locais  ideais para o lançamento do meu filme. Resolvi escolher o Instituto de Cinema por ser um local histórico de arte e cultura guineense.

De acordo com a realizadora, o título do filme é o nome da sua amada mãe, que na etnia pepel significa “ tenho medo da baloba  ou do defunto”(locais de culto dos pepéis).

O filme foi feito em memória do falecido marido que a Dina disse ter-lhe apoiado bastante, desde o início,  com ideias e muitos pormenores que contribuíram para a realização prática da iniciativa.

O cineasta Carlos Vaz elogiou o trabalho feito pela atriz Dina Adão, e disse que o país está de parabéns, por ter gente com capacidade de produzir obras que elevam o nome da Guiné-Bissau além fronteira.
ANG/LLA/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário