terça-feira, 6 de setembro de 2016

Segurança alimentar


Governo e parceiros traçam estratégias para redução da pobreza 

Bissau, 06 Set 16 (ANG) - O Governo da Guiné-Bissau e os parceiros de desenvolvimento traçaram recentemente uma estratégia de redução da pobreza no país, baseado na gestão de solos e águas, nos sistemas de produção pluvial e na intensificação da produtividade agrícola.

A revelação foi feita pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Nené Djata após a assinatura do protocolo de acordo entre o seu ministério , o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas Para a Alimentação (FAO).

“O protocolo de acordo rubricado visa a implementação de um sistema de seguimento da segurança alimentar na Guiné-Bissau”, explicou o governante.

Acrescentou que um dos desafios do ministério que dirige é de fomentar novas abordagens de enquadramento camponês assim como melhoramento das técnicas em diferentes sistemas de produção a fim de garantir segurança alimentar e nutricional da população.

Por sua vez, a representante da FAO, Maria do Vale Ribeiro disse que a efectivação do referido sistema vai permitir a elaboração de respostas de modo a contribuir para o melhoramento da situação alimentar e nutricional das populações vulneráveis.

Maria Ribeiro assegurou que o objectivo principal do referido acordo é de reforçar a capacidade do governo no que concerne a segurança e bem-estar do povo.

Segundo a  representante do PAM, Kiyomi kawaguchi , o acordo assinado irá permitir a identificação dos problemas que as camadas mais vulneráveis enfrentam.

Kawaguchi sublinhou que o acto de assinatura de acordo representa o início dos  trabalhos que serão desenvolvidos nas comunidades carenciadas com vista a minimizar o sofrimento das populações.

ANG/Jornal Nô Pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário