quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Política


Líder do Movimento Patriótico pede demissão do actual executivo e formação de governo inclusivo

Bissau, 22 Set 16(ANG) - O líder do partido Movimento Patriota (MP), disse esperar que o Chefe de Estado seja coerente e que demita o actual Executivo para permitir as partes desavindas  formarem um governo Inclusivo e de Consenso para resolver a crise política que se arrasta desde Agosto de 2015.

José Paulo Semedo, em conferencia de imprensa realizada terça-feria, disse contudo estar reticente quanto a aplicação do Acordo proposto pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO) assinado pelos principais partidos, o PAIGC e PRS nomeadamente para tirar o país do impasse político.

“Devo alertar que o novo governo a ser formado deve ser liderado pelo PAIGC, enquanto partido vencedor das eleições legislativas”, referiu José  Semedo.

Sustentou que tanto o Presidente da República, José Mário Vaz, bem como as partes desavindas devem respeitar o documento rubricado com a CEDEAO no sentido de implementar as propostas que lhes foram apresentadas.

O acordo foi assinado há mais de uma semana pelos diferentes intervenientes políticos, mas nota-se que as partes continuam divergidas quanto a sua aplicação.  

Perante o cenário vigente, José Paulo Semedo, antigo Pastor da Igreja Evangélica Central de Bissau, defende que o Chefe de Estado deve dessolver o Parlamento e convocar eleições  antecipadas.

O Presidente do Movimento Patriota, aponta José Mário Vaz como o único responsável pela situação da crise prevalecente.

O beninense, Marcel de Souza, o novo presidente da comissão da CEDEAO, é quem vai liderar esse processo para a escolha de uma figura de consenso para primeiro-ministro e o formato do Governo.

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário