segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Data da Independência Nacional



 Presidente do PRS considera 24 de setembro de “património de todos os guineenses”

Bissau, 26 Set 16 (ANG)O Presidente do Partido de Renovação Social considera o dia 24 de setembro de “património de todos os guineenses”, por dar origem a “um país soberano e uma nação livre que respeita os direitos humanos”.

Alberto Nambeia
Na sua mensagem, por ocasião da comemoração este ano, do 43º aniversário da Independência da Guiné-Bissau, Aberto Nambeia afirma entretanto, que a data deve constituir, causa de reflexão “profunda” que permita tirar ilações da história e “inferir ideias novas e energias positivas, no estrito respeito da soberania, Constituição da República e o desenvolvimento”.

 “ Hoje, como há 43 anos, temos de ser dignos da Pátria que os Combatentes da Liberdade criaram e de estarmos a altura dos novos tempos, isto é, de, em democracia, respeitar sempre a lei, promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento, para que a geração vindoura esteja orgulhosa dos nossos actos”, afirma Nambeia. 

Referindo as sucessivas crises políticas que marcaram o país desde a sua independência, este político disse que interpela aos guineenses “a dinâmica da transformação de um “status quo” que teimosamente ainda prevalece, manchando, sobremaneira, o glorioso passado daqueles que sacrificaram as suas vidas, os quais o PRS rende eternamente a sua justa homenagem”.

Por fim, o Presidente do Partido da Renovação Social pede aos militantes e simpatizantes desta formação política e a “todos” os guineenses a estarem orgulhosos daquilo que apelida de “Grande Dia”. 

A Guiné-Bissau, ex-colónia portuguesa situada na costa ocidental do continente africano, declarou a sua independência (unilateralmente) a 24 de setembro de 1973, no sector de Boé, região de Gabú, leste do país.

No entanto, esta primeira colónia portuguesa independente em África, só veio a ser reconhecida a sua independência, por parte de Portugal, um ano mais tarde, ou seja, a 10 de Setembro de 1974.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário