quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Eminigração clandestina


Barco com emigrantes clandestinos com destino para Espanha resgatados nas ihas bijagós 

Bissau,22 Set 16(ANG) - Um barco com 28 emigrantes ilegais que diziam ter como destino Espanha foi resgatado junto às ilhas Bijagós, a cerca de 4 mil quilómetros do destino.

Segundo a Lusa, os migrantes eram oriundos da Guiné-Conacri e na embarcação seguiam ainda nove tripulantes do Gana, país de origem do navio, de acordo com o testemunho dos viajantes.

Os 37 ocupantes foram resgatados depois de um pescador ter acudido aos seus gritos de socorro, junto ao canal de Orango Grande, onde estavam encalhados num banco de areia.

Quando se aproximou, explicaram-lhe que "já tinham passado dois dias de sacrifício" depois de terem ficado "sem pilha no GPS", acrescentou fonte do Instituto Marítimo Portuário(IMP) do país.

As autoridades locais agruparam embarcações que os levaram para a ilha de Bubaque, principal povoação do arquipélago dos Bijagós, onde receberam assistência e se encontram sob a alçada da Guarda Nacional.

Fonte do IMP guineense disse ainda à Lusa que não há registo de outro caso semelhante nas águas da Guiné-Bissau e remeteu detalhes para um relatório a ser elaborado nos próximos dias.

Entretanto, uma comitiva composta por elementos de diferentes autoridades do país seguiu quarta-feira de Bissau para Bubaque para se inteirar do assunto e continuar a prestar assistência aos ocupantes da embarcação.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário