segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Conferência para Paz e Reconciliação


Presidente da comissão satisfeito com contribuição de jornalistas e artistas

Bissau, 19 Set 16 (ANG) - O Presidente da conferência de restituição do relatório da primeira fase das consultas e auscultações feitas em 2011 sobre o “Caminho para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento”, assegurou no último fim-de-semana que os jornalistas e agentes da cultura são e serão sempre convidados a participar na procura de caminhos para consolidação de paz na Guiné-Bissau.

Bigna Na Fantchamna falava no encerramento da jornada de restituição do relatório da primeira fase das consultas e auscultações feitas em 2011 , dedicadas à Comunicação Social e a Cultura, no quadro da preparação da conferência  para a reconciliação nacional. 

 “Construir é uma tarefa bastante difícil, os actores da ideia de reconciliação nacional já não estão entre nós, mas, como sabem, a vida é feita de etapa por etapa e também de seguimento de tudo que é bom para o bem de uma nação”, disse Bigna na Fantchamna.

Acrescentou que é necessário que os guineenses trabalhem de mãos dadas no processo de consolidação de paz.

O Presidente da subcomissão de informação, acredita que o pais será atingido pelas mensagens de reconciliação através dos 50 participantes, entre jornalistas e homens de cultura, neste encontro.

Ricardo Semedo anunciou que vão entrar numa fase intensa de sensibilização, mobilização e informação do público no qu
e concerne a conferência nacional de consolidação de paz e que, por isso, vão precisar, mais do que nunca, dos jornalistas e dos agentes da cultura.

Em nome dos jornalistas o Diretor-geral da Agência de Noticia da Guiné, Salvador Gomes prometeu o empenho da Comunicação social na divulgação e sensibilização do povo guineense sobre a necessidade de consolidação de paz no país.

“A imprensa é fundamental no processo de consolidação de paz, por isso desejamos continuar a dar o nosso contributo até ao final deste processo. Só assim é que o público vai ter a oportunidade de acompanhar, a par e passo, a evolução do processo”, disse Salvador Gomes.

Gomes sublinhou que a participação dos órgãos de comunicação social na referida conferência de restituição é um reconhecimento da importância dos mesmos na promoção da paz.

Em nome dos agentes da cultura, o poeta Atchos express prometeu igualmente a continuidade dos trabalhos de promoção e consolidação da paz na Guiné-Bissau pelos diferentes actores da cultura.

“A oportunidade de participar nesta conferência é uma forma de nos encorajar ainda mais no sentido de continuar a dar o nosso esforço para a manutenção da paz no nosso país”, considerou Atchos.

A conferência de restituição de paz realizada este fim-de-semana contou com 50 participantes entre jornalistas, músicos, poetas, entre outras.  

ANG/AALS/JAM/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário