terça-feira, 6 de setembro de 2016

Crise política


Deputados apoiantes do governo tencionam destituir o Presidente do parlamento

Bissau,06 Set 16(ANG) - Os deputados que apoiam o Governo da Guiné-Bissau no Parlamento voltaram a manifestar a pretensão de    avançar com o processo de destituição do líder do órgão, Cipriano Cassamá, que acusam de “atitude deliberada de bloqueio” ao funcionamento do hemiciclo.

Através do porta-voz, Rui Diã de Sousa, os deputados que apoiam o Governo (15 parlamentares expulsos do PAIGC e os 41 deputados do PRS) afirmam que vão tomar as diligências no sentido de destituir Cipriano Cassamá das suas funções.

Falando em conferência de imprensa, Rui Dia de Sousa disse que Cipriano Cassamá “está de má-fé” e tem tido uma “atitude deliberada de bloqueio” ao funcionamento do Parlamento para que desta forma a instituição não se possa renuir para aprovar o Programa do Governo.

Para Diã de Sousa, Cipriano Cassamá, apesar de experiencia parlamentar, por estar no hemiciclo desde 1994, e governativa, “provou não ser capaz” de continuar a ser o líder do Parlamento guineense, por isso, disse, “deve ser destituído”.

Cipriano Cassamá “tem faltado gravemente às suas responsabilidades e quando assim acontece a lei é clara: Diz que pode ser destituído e os mecanismos vão ser acionados para que assim aconteça”, referiu Rui Dia de Sousa, um dos 15 deputados expulsos do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde).

Por seu lado, Daniel Embaló, vice-líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) anunciou que o grupo de deputados que apoiam o Governo de Baciro Djá vai convocar uma sessão parlamentar “com ou sem o consentimento de Cipriano Cassamá” para fazer aprovar o programa do executivo.

Embalo afirmou que o grupo de deputados que apoiam o Governo constitui-se por maioria de parlamentares, 56 num universo de 102 legisladores que compõem o Parlamento guineense.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário