quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brasil


Dilma afastada mantém direitos

Bissau, 01 Set 16 (ANG) - A Presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, perdeu quarta-feira definitivamente o mandato presidencial depois de uma votação no Senado (câmara alta do Parlamento) em Brasília.

A decisão colocou um ponto final a um processo que se prolongou por nove meses e dividiu o país com argumentos jurídicos e políticos. 

Dos 81 senadores brasileiros, 61 votaram “sim” e 20 votaram “não”. Não houve abstenções.

Dilma Rousseff foi condenada por ter assinado três decretos de créditos suplementares em 2015 sem autorização do Congresso e por ter usado dinheiro de bancos públicos em programas do Tesouro, realizando manobras contabilísticas, as popularmente chamadas “pedaladas fiscais”. 

Dilma recusou ter cometido crime de responsabilidade e prometeu  que vai recorrer da decisão do Senado.

Os senadores ainda votaram , por 42 votos a favor, 36 contra, e três abstenções sobre a perda dos direitos políticos de Dilma Rousseff nos próximos oito anos. 

Com este resultado, Dilma Rousseff não perde os seus direitos de concorrer a cargos públicos no Brasil. Quer dizer que a Presidente ora afastada pode concorrer às próximas eleições no Brasil, quaisquer que sejam. Dilma só perderia os seus direitos políticos se 54 senadores  votassem a favor. 

Depois de Fernando Collor de Mello ter sido afastado por corrupção, em 1992, Dilma Rousseff é o segundo Presidente do Brasil a ser destituído. 

A Presidência da República fica agora nas mãos de Michel Temer até às eleições presidenciais de 2018.

ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário