quarta-feira, 13 de setembro de 2017

12 de setembro


        Governo transforma em museu casa onde nasceu Amílcar Cabral

Bissau,13 Set 17(ANG) - O Governo da Guiné-Bissau lançou  terça-feira as obras de recuperação da casa de Amílcar Cabral em Bafatá, leste do país, no âmbito das cerimônias que assinalaram o 93.º aniversário do nascimento do fundador da nacionalidade guineense.

Com as obras de recuperação da casa onde Amílcar Cabral nasceu há 93 anos, o Governo pretende transformar o edifício num museu onde vão estar expostos objetos e antigos pertences do histórico líder guineense.

Após o lançamento da obra, as comemorações prosseguiram com uma sessão solene, durante a qual o ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social, Ocante da Silva, lembrou Amílcar Cabral na suas "várias dimensões".

Na sessão, que contou com a presença da população e de outros membros do Governo, o ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, Soares Sambu, explicou a posição do Governo em relação as informações que circulam na cidade de que as autoridades teriam tentado impedir o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de celebrar o nascimento de Amílcar Cabral também em Bafatá.

O ministro explicou que o PAIGC não cumpriu os procedimentos administrativos necessários à realização de atividades públicas, mas que as atividades do partido foram autorizadas desde que não coincidissem com as atividades das autoridades, que terminam às 19:00.

O PAIGC realizou igualmente uma série de atividades em Bafatá, incluindo a realização de universidade aberta, que termina quinta-feira com a presença de vários convidados internacionais, bem como a realização de  um comício com a presença do presidente do partido, Domingos Simões Pereira.

As comemorações do Governo incluíram também a inauguração de um centro de formação de professores . ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário