sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Oio



Presidente da República pede aos populares para elevarem a produção de  arroz

Bissau,22 Set 17 (ANG) – O Presidente da República José Mário Vaz pediu quinta-feira aos populares da região de Oio para aproveitarem o potencial agrícola do país para aumentar a produção do arroz

O chefe de Estado falava aos jornalistas no final da visita que efectuou as bolanhas dos três sectores e uma secção na região de Oio, nomeadamente de Mansôa, Mansabá,  Bassorá e Mambanco para ver o estado das mesmas e das culturas.

Lamentou os danos causados pela inundação na bolanha de Jugudul, sector de Mansôa, mas prometeu fazer tudo para conseguir os materiais agrícolas com vista ajudar os agricultores a melhorarem a  capacidade produtiva.

 O Presidente da República defendeu que, “enquanto governantes têm a obrigação de contribuir para o bem-estar do povo”.

Segundo  o ministro da Agricultura Florestas e Pecuária, Nicolau dos Santos, o executivo dispõe de um plano de distribuição de arroz para ajudar as famílias cujas  bolanhas foram  inundadas. 

A governadora da região de Oio, Anita Djalo Sane disse que os agricultores vão ter dificuldades em reembolsar as sementes emprestados devido a inundação da água que danificou quase toda a produção.

Os populares da referida região pedem apoios matériais para que possam aumentar a produção e contribuir para a redução da fome no país.

Em nome dos agricultores do sector de Mansôa, José Augusto Nhancri pediu ajuda do Presidente para que possam reabrir o canal do rio para facilitar o escoamento da água e evitar inundações nas bolanhas, que prejudicaram cerca de 355 famílias este ano.

Malam Kane, que falou em nome da população, reconhece o potencial agrícola do sector de Mansabá, mas pede apoios para a reconstrução da ponte para permitir o escoamento da água como forma de evitar a inundação numa parte e falta dela na outra.   

O chefe de Estado guineense começou a visita com a entrega de dez sacos de arroz ao Regulo de Djaal.  

ANG/LPG/ÂC/SG


  

Sem comentários:

Enviar um comentário