quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Agricultura


Presidente da República deseja que mandioca, batata e outros produtos  sejam vendidos à bom preço

Bissau, 21 Set 17 (ANG) – O Presidente da República José Mário Vaz, apelou quarta-feira aos régulos do país para sensibilizarem as suas comunidades a conservarem os seus produtos agrícolas, a fim de poderem vendê-los num preço justo. 

O apelo foi feito por Mário Vaz num encontro com régulos promovido com o objectivo de delinear mecanismos que garantem a criação de condições que permitem aos camponeses rentabilizarem os suas colheitas.

Segundo Nicolau dos Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Pecuária, os produtores  são penalizados internamente assim como externamente no momento de venda.

 “Como assistimos na campanha da comercialização de castanha de caju deste ano, os agricultores venderam as suas castanhas num bom preço, de igual modo  pretendemos que os  produtores de mandioca, feijão, milho e outros cereais da região de Batatà vendessem esses produtos a bom preço”, disse.

 Referiu que em diferentes feiras populares (lumos) promovidas pelos comerciantes, em diferentes regiões do país, os produtos agrícolas são vendidos a preços muito baixo, razão pela qual é comprado e revendido nos mercados da sub-região por um bom preço”, revelou dos Santos.  

O governante acrescentou por outro lado que analisaram com o Presidente da República, a forma de instruir os agricultores a transitarem de agricultura de subsistência para a moderna com a aplicação de novas tecnologias. 

Acrescentou  que, com a inovação, os agricultores irão aumentar a produção no campo, razão pela qual José Mário Vaz está preocupado em saber como construir os celeiros que irão conservar os referidos produtos.

Por seu turno, o porta-voz de poder tradicional, Augusto Fernandes disse que ainda não têm  preços para os seus produtos, uma vez que as colheitas ainda não terminaram. 

ANG/LLA/ÂC
    

Sem comentários:

Enviar um comentário