segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PR

Presidente da República pede signatários do “Acordo de Conacri” para se empenharem no seu cumprimento

Bissau, 11 Set 17 (ANG) – O Presidente de República da Guiné-Bissau José Mário Vaz, considerou hoje que chegou o momento para que cada signatário do Acordo de Conacri reflicta sobre o que tem feito para o seu cumprimento. 

Em declarações à imprensa, momentos antes de partir para a República de Congo Brazavile, para uma visita de 48 horas, o chefe de estado guineense destacou que esteve em Conacri apenas para proceder a entrega dos três potenciais nomes indicados na altura, para assumirem o cargo de Primeiro-ministro da Guiné-Bissau. 

“Eu não sou assinante deste acordo. Na tentativa de encontrar solução , depois de ter recebido o relatório por parte das mulheres facilitadoras convoquei uma reunião entre as partes,  que devia fechar com a reunião do Concelho de Estado. Infelizmente, nesta altura nenhum deles se encontrava no país e a reunião não chegou de acontecer”, disse o Chefe de Estado. 

 José Mário Vaz frisou que  o problema da Guiné-Bissau já é conhecido pela comunidade internacional, acrescentando que a própria comunidade internacional “tem tomado uma posição correctíssima sobre o assunto”. 

“Devem ser os guineenses a encontrar solução para resolver os seus próprios problemas. Não vale a pena estar no estrangeiro e ficar a mandar recados que não ajuda o país nem a Comunidade Internacional, ou então estar aqui a fazer igual”, disse .

ANG/LLA/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário