quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Política


“Insulto ao Presidente da República vale cadeia”, ordenou Umaro Sissoco Embalo

Bissau, 27 Set 17 (ANG) – O Primeiro-ministro instruiu terça-feira os ministros do Interior e da Defesa para prenderem quem insultasse o chefe de Estado, José Mário Vaz, de forma a por cobro a “indisciplina que reina no pais”.

Falando na cerimónia de promoção de oficiais superiores e outros elementos das forcas de segurança, Umaro Sissoco Embalo advertiu aos dois governantes que caso não cumpram esta sua ordem os mesmos serão, por sua vez, presos.

“Insultar Trump nos EUA vale prisão, a mesma coisa se aplica em Franca”, disse acrescentando que mesmo aqui no pais vizinho (Senegal) se aplicam os mesmos castigos, dando exemplo de um grupo de pessoas que cumpriram 12 meses de detenção pela mesma razão.

Segundo Umaro Sissoco Embalo esta medida visa conferir dignidade aos valores da República, dos quais se incluem ainda o Primeiro-ministro e o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) no exercício das suas funções.

Instado a comentar a ordem dada pelo Chefe do Executivo, o Ministro do Estado e do Interior limitou-se apenas a afirmar que o seu pelouro pugna pela criação de condições para que haja paz e entendimento, sem vingança ou violência.

“Penso que havemos de nos sentar na mesma mesa e aconselharmo-nos sobre a melhor via a seguir”, resumiu Botche Cande.

Em relação ao balanço da sua participação na recente Assembleia-geral da ONU, O Primeiro-ministro disse que, com o evento, o pais voltou ao concerto das nações e elogiou “o funcionamento agora da diplomacia guineense no plano externo”.

Disse ter tido encontro com vários chefes de Estado e de governo de outros países, nomeadamente, o presidente Ouatara, da Costa do Marfim, Netanyahu, Primeiro-ministro de Israel, Ramos Horta, de Timor Leste, os quais lhe teriam felicitado pelo “regresso triunfante” do pais ao seio da Comunidade Internacional.

Sobre o pagamento de quotas junto a ONU, o chefe do governo confirmou que o pais saldou a sua dívida, bem como das outras organizações de que faz parte nomeadamente a CEDEAO, com a excepção da CPLP, a qual prometeu resolver ainda no decurso desta semana.

“Eis a noção de um patriota comprometido com o seu pais”, disse.

Cerca de meia centena de agentes da Policia de Ordem Publica, Guarda Nacional, dos Serviços de Segurança do Estado entre oficiais superiores e subalterno bem como de funcionários administrativos foram promovidos, enquanto que outros beneficiaram de mudança de patentes militares que ostentavam para as insígnias meramente policiais e que se distinguem entre tiras (militares) e estrelas (policia).

ANG/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário