sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Política



“ Alassane Ouatarra foi induzido à erro” , diz Silvestre Alves

Bissau, 15 Set 17 (ANG) – O jurista e analista político guineense Silvestre Alves considerou hoje que o Presidente da Costa do Marfim foi induzido a erro, por isso  proferiu aquela declaração.

Numa recente declaração em Lisboa, o presidente da Costa do marfim Alassane Ouatara,disse que a solução para a crise guineense deve passar pela revisão da Constituição, provavelmente, estaria a defender a mudança do  regime político de semi-presidencialismo para presidencialismo, praticado nos países da sub-região.

Em entrevista exclusiva à ANG, Silvestre Alves disse que Alassane Ouatarra dispõe de informações irónias, acrescentando que há gente interessada nessa opinião a circular dentro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e dos outros organismos sub-regionais, que de uma maneira estão a influenciar o processo político guineense.

“ O presidente Outarra precisa de saber o que é uma revisão constitucional, “disse. 

O jurista argumentou que uma revisão constitucional não se faz de um dia para outro, explicando que tem que ser reflectida, estudada e debatida para que haja  partilha de convergências de opiniões que serão consubstanciadas na revisão.

Disse  que num país onde não há situação de conflito latente, é impossível falar da revisão constitucional.

Por outro lado, Silvestre Alves acusou o Chefe de Estado guineense de estar a arrogar poderes que a Constituição não lhe dá, ainda que a nível da sub-regional haja um sistema semi-presidencialismo com forte pendor presidencialista, que não é a solução constitucional da Guiné-Bissau.

 “Se José Mário Vaz quer mudar a lei magna do país ou pretende chegar à este resultado, tem que criar diálogo e convencer as pessoas da bondade da solução. Por tudo quanto  fez, desde a sua investidura até a data presente, está longe de chegar à  esse ponto,” referiu.

O político disse que qualquer solução para a  actual crise, tem que ser aferida pelos guineenses e que este povo está consciente de quem merece ou não a sua confiança. 

Alves disse que as declarações de José Mário Vaz ao dizer ” que ele não tem competência para mudar a Constituição da República da Guiné-Bissau” é para despistar as atenções,” porque na verdade é do seu interesse”.

Disse ser  triste que  a Guiné-Bissau tenha governantes que não estão a altura das suas responsabilidades, porque estão mais interessados em resolver problemas dos seus bolsos.

 “São uns autênticos salteadores e faltaram a verdade ao Presidente da Costa do Marfim”, disse.

 ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário