segunda-feira, 4 de setembro de 2017

EUA

Washington ameaça com resposta militar maciça Pyongyang após teste de Bomba H

Bissau, 04 Set 17 (ANG) – Após o lançamento “bem sucedido” no domingo de uma bombaH(de hidrogénio ou termonuclear) pela Correia do Norte que provocou um sismo de magnitude 4,6  sentido na China, Pyongyang dá um enorme passo nos seus programas de mísseis nucleares, proíbidos pela comunidade internacional.

Observadores dizem que a iniciativa  ainda elevou a tensão internacional face ao incontronável Kim Jong-Un que permance indeferente às multiplas sanções do Conselho de Sgurança da ONU.

Após Pyongyang ter ameaçado disparar mísseis perto do território americano no Oceano Pacífico na Ilha de Guam, e na semana passada ter lançado um míssil de médio alcance
que sobrevoou o Japão, a Correia do Norte entra agora numa nova ameaça que levou o pentagono a alertar Pyongyang de “uma  resposta militar maciça” em caso de ameaça aos  Estados Unidos.

Segundo o Secretário de Defesa, Jim Mattis, qu reuniu de urgência este domingo com  Donald Trumph e vários responsáveismilitares na Casa Branca, “qualquer ameaça aos  Estados Unidos ou seus territórios, inclisive Guam ou aos nossos aliados será rebatida com uma resposta militar maciça”, disse. “Não pretendemos a aniquilação total de um país, a saber, a Coreia do Norte, mas, (...)temos muitas opções para fazer isso”, sublinhou o chefe  do Pentagno que acrescentou: “Temos uma série de opções  militares e o presidente queria estar informado sobre cada uma delas".

Para Donald Trumph os “Estados Unidos estão  a considerar, além de outras opções, encerrar todo o comércio com os países que tenham negócios com  a Coreia do Norte”. Uma opção que não deverá ser  exequível tendo em conta que a China é o maior parceiro comercial da Coreiado Norte.

A China, Rússia, Japão, Coreia do Sul e França condenaram imediatamente esta a nova violação das múltiplas resoluções da ONU que exigem o fim dos programas nucleares e balísticos da Coreia do Norte, enquanto o  Conselho de Segurançada ONU vai realizar  uma reuniã de emergência  hoje a fim de dar uma resposta internacional ao  incidente, que o Secretário-geraldas Nações Unidas, António Guterres considerou de “profundamente desestabilizador”.

ANG/e-Global Notícias em Portugûes

Sem comentários:

Enviar um comentário