segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Leste/Agricultura



Inundações destruiram cerca de 243 hectares de arroz na bolanha de Compossa

Bissau 04 Set. 17 (ANG) – Cerca de 243 hectares de arroz foram  destruidas por  inundações  na bolanha de Campossa, no sector de Bafatá, no leste, revelou  o técnico do Ministério da Agricultura ali colocado.

Em declarações à  imprensa, no último fim-de-semana durante a visita do Presidente José Mario Vaz às bolanhas da zona leste do país, António Mendes Tavares disse que o espaco em causa tem  capacidades para produzir certa de mil toneladas de arroz e que  sustenta  433 famílias.

“Este ano, a produção não conseguiu resistir as águas, uma das  piores cheias de que há  memoria nos ultimos10 anos. Os prejuízos são enormes e terão implicações no arranque da próxima campanha agrícola”, queixou-se.

O técnico agrícola e também responsável de Perímetro de Regados de Bafatá lembrou que o arroz não consegui aguentar 24 horas submersos nas águas e acabaram por morrer . “Nem o arroz denominado sete metros escapou a fúria da natureza”, disse.

Por seu turno, Eurico Gomes, técnico na bolanha de Fa-mandinga disse que a população local, respondendo ao apelo do Chefe de Estado e do Governo,  cultivou mais de 2650 hectares de arroz. 

“ Este trabalho envolveu cerca de 100 mil famílias agricultores, com uma média de 850 quilogramas por hectares . Esperávamos colher este ano mais de 2200 toneladas de arroz, disse salientando que, com a inundação perderam tudo ou seja todo o trabalho feito deu em zero.

Euricio Gomes disse que o Ministério de Agricultura e Pecuária vai recolher mais dados em todas as tabancas afectadas por este flagelo natural, porque segundo ele mais de 30 famílias e seus agregados vão sofrer por causa da má colheita na bolanha de Fa-mandinga. 

ANG/MSC/SG






 

Sem comentários:

Enviar um comentário