quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Função Pública



Governo pede compreensão aos funcionários afectados por transtornos no pagamento de salário de Setembro

Bissau 21 Set 17 (ANG) – O Secretário de Estado das Reformas na  Função Publica pediu hoje desculpas e compreensão aos funcionários públicos que não receberam os seus salários  de Setembro, tendo justificado que tudo estaria ligado a reformas em curso no aparelho do Estado.
 
Marcelino Cabral que falava em conferência de imprensa disse que o primeiro passo para a reforma é a mudança de mentalidade do homem guineense.

“E, em segundo lugar fazer correcção das tendências negativas que estão a ser verificadas actualmente na administração pública”, explicou tendo acrescentado que o modelo em curso foi já aplicado com sucesso com os pensionistas.

O governante frisou que um estado não pode ter dois bancos de dados deferentes ou seja dados da função pública registam a existência de 24 mil funcionários e os do Ministério das Finanças, que paga, indicam 31 mil.

Cabral explicou que, por isso, foi criado uma comissão conjunta entre os dois ministérios que no final obteve como resultado a confirmação de  21 mil funcionários, quer dizer que  10 mil funcionários ficaram de fora.

“E nos 21 mil funcionários 3 mil se encontram em situação irregular ou seja são os que colocamos na lista amarela - os que não entregaram os documentos completos: pode estar a faltar número de NIF ou cópias de bilhetes, e temos uma outra lista  vermelha, que são os que estão na função pública indevidamente, não foram recenseados mais recebem no cofre de Estado”, explicou.

Marcelino Cabral disse que um Governo que não conhece o número de seus funcionários não pode falar em gestão, por isso as pessoas da lista amarela devem regularizar as suas situações, salientando que ninguém vai perder o emprego e quem o fizer até sexta-feira vai receber o seu salário no próximo dia 29 de Setembro.

O Secretário de Estado da Reforma na Função Publica disse que, para se concretizar o tão esperado reajuste salarial, o governo deve  saber quantos funcionários é que vai poder suportar.

Cabral revelou que a medida atingiu ao próprio ministro da tutela e à ele, e, consequentemente, viram os seus salários deste mês bloqueados.

“Quando este trabalho terminar a folha dos salários dos ministérios serão processados pela função pública que a vai passar para o ministério da finanças para feitos de pagamento,disse frisando que já há uma base para avançar com a reforma.  

ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário