sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Imprensa pública



Ministro de tutela anuncia apoios para melhor funcionamento da Agência de Notícias da Guiné

Bissau,22 Set 17(ANG) – O ministro da Comunicação Social anunciou hoje que a Agência de Notícias da Guiné(ANG), vai dispor brevemente de uma linha de internet exclusiva e computadores de forma a tornar mais eficiente os seus serviços.

Victor Pereira, em conferência de imprensa para os quatro órgãos de comunicação social públicos, disse que no âmbito do acordo de entendimento entre o seu pelouro e a Igreja Maná, vai ainda conseguir uma parceria para a extensão dos serviços da Agência de Notícias da Guiné  à sua  congénere británica Reuters bem como melhorar as relações com a Lusa.

“Já nas próximas semanas, vamos disponibilizar computadores e linha de internet para ANG com base naquilo que foi acordado com os sindicatos dos órgãos públicos de comunicação social”, garantiu.

Perguntado sobre o que vai fazer para inverter as dificuldades com que se deparam os órgãos públicos de comunicação social, para que possam cumprir cabalmente as suas funções, Victor Pereira respondeu que independentemente das démarches que os sindicatos têm feito de há alguns tempos à esta parte, o governo já fez algumas investidas.

“E como têm percebido, nós temos feito através da abertura que nos é característica, conseguido bons entendimentos à mesa de negociações com os sindicatos e paulatinamente estamos a superar as dificuldades prementes que existem”, disse.

Victor Pereira disse que reconhece  a precariedade existente, acrescentando que nem quer falar de ter herdado isso, porque não lhe honra, na medida em que ele próprio pertencia a estes meios há muitos anos.

“O que quero reafirmar é que, apesar dessas dificuldades que o país atravessa e o próprio erário público, nós, através de parcerias internacionais, não poupamos esforços no sentido de resolver  os problemas candentes através do pouco que existe em termos de recursos financeiros”, salientou.

O titular da pasta de comunicação social referiu que, a exemplo dessas parcerias internacionais, a Igreja Maná se disponibilizou e apoiou a Televisão da Guiné-Bissau com alguns equipamentos.

Revelou que, por outro lado, são obrigados pelas exigências da União Internacional das Telecomunicações(UIT), a mudar o panorama de produção e difusão tanto da televisão como da rádio para uma era digital.

“Estamos muito avançados nesse processo com uma empresa já identificada e com quem já assinamos um contrato para mudar a paradigma daquilo que existe  em termos técnicos. Estou esperançado de que estes problemas candentes serão resolvidos num futuro muito próximo”, prometeu.

No que concerne a formação dos jornalistas, o ministro da Comunicação Social, informou que o Governo, com a União Europeia através do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (UEPAANE), já dispõe de projectos de formação já para o próximo mês de Outubro.

“Até ao final do ano em curso o Governo vai estar na altura de encontrar meios para fornecer aos três órgãos de comunicação social públicos que ainda não forem contempladas nomeadamente a Agência de Notícias da Guiné, Jornal Nô Pintcha e Rádio Difusão Nacional.

Victor Pereira disse, a título de exemplo, que neste momento há um estúdio da Rádio Nacional que está a ser equipado de novo e que será inaugurado no próximo dia 24 de Setembro.
“Relativamente as emissões da Rádio Difusão Nacional, o governo já disponibilizou combustíveis para os quatro centros emissores nomeadamente em Catió, Gabú, Bafatá e Canchungo e que já estão a emitir normalmente”, disse.

Em relação a emissão da televisão em Gabú, o governante frisou que já tinham resolvido a situação e que actualmente  uma avaria num dispositivo  fez com que o sinal televisivo não seja  difundido na região.

“É um dispositivo extremamente custoso que tinha sido oferecido pela cooperação senegalesa. Apesar dos esforços feitos para fazer chegar o sinal televisivo à Gabu através da empresa Orange, há dificuldades acrescida da sua difusão na região porque o retransmissor está avariado”, explicou.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário