sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Vaticano



                                               Papa em visita à Colômbia

Bissau, 08 Set 17 (ANG) - O Papa Francisco está desde  quarta-feira de visita  à Colômbia,  país sul-americano onde a guerrilha do ELN acaba de decretar um cessar-fogo para vigorar a partir de 1 de Outubro.
 
A deslocação do sumo pontífice ocorre apenas dois dias após o anúncio inédito de um cessar-fogo por parte da guerrilha do ELN, já a partir do próximo mês.

E isto após as FARC, principal guerrilha das últimas cinco décadas, ter terminado na semana passada a sua transformação em partido político, na sequência de um acordo de paz rubricado no ano passado.

Numa mensagem de vídeo difundida dois dias antes da  partida do papa latino-americano rumo à Colômbia, o chefe dos católicos  insistira, precisamente, na paz.

"A paz é o que a Colômbia busca desde há tanto tempo e em prol do qual tanto trabalha. Uma paz estável, duradoura, por forma a que os colombianos se vejam e tratem como irmãos, nunca como inimigos", disse.

No avião o Papa apelou também a rezar pela Venezuela vizinha,mergulhada numa profunda crise social, política e económica.

O Papa alega chegar à Colômbia como "peregrino da paz e da esperança",  e  deve avistar-se com Juan Manuel Santos, presidente do país e Prémio Nobel da paz de 2016 e com um vasto rol de entidades deste Estado sul-americano.

Três papamóveis foram disponibilizados para esta visita, fabricados localmente e sem vidros blindados, por forma a que o desejo do Papa seja respeitado para estar o mais perto possível dos fiéis.

Ele será o terceiro papa a visitar a Colômbia (após Paulo VI em 1968 e João Paulo II em 1986), país essencialmente católico, e homenageará, em Cartagena, o santo jesuíta Pedro Claver, defensor dos escravos, figura eminente do cristianismo do século XVII.
ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário