segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PRS / V Congresso



Presidente da Comissão Organizadora confirma obrigatoriedade de 30 por cento de delegados de cada círculo serem mulheres

Bissau,11 Set 17(ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora do V Congresso do Partido da Renovação Social (PRS), afirmou que há uma orientação clara para a fixação, no mínimo de 30 por cento de mulheres em cada lista de delegados em todos os círculos de Bissau e do interior do país.

Orlando Mendes Viegas falava à imprensa no final de uma visita no fim de semana aos seis Círculos eleitorais do Sector Autónimo de Bissau bem como aos Círculos 9 no sector de Quinhamél e 10 em Safim.

“Penso que está medida tem estado a ser observado nos círculos que visitamos e estamos à espera dos resultados da votação para a escolha dos delegados para a sua confirmação”, disse.

Perguntado sobre o porquê dessa medida a favor das mulheres, aquele responsável, sublinhou que se aperceberam de que  a camada feminina tem uma participação muita activa.

 “Por isso reservamos essa percentagem para as mulheres, não porque as mulheres não têm capacidades, até porque existem muitas melhores que os homens, mas nos momentos de decisões, os homens vedam oportunidades as mulheres”, explicou.

Instado a dizer do que espera do V Congresso dos renovadores que contará pela primeira vez com mil e um delegados, Orlando Mendes Viegas disse que as divergências sempre existem, e que  o mais importante é a capacidade das pessoas de ultrapassá-las.

Abordado sobre se a grande afluência de militantes nos postos de recenseamento é sinal de que o próximo Congresso vai ser de muitas disputas, Orlando Mendes Viegas frisou  que qualquer disputa requer a participação massiva.

“Isso demonstra a própria grandeza do partido e os valores de que necessita. Quanto maior for a pretensão numa luta haverá probabilidade de houver maiores resultados”, disse.

Orlando Mendes Viegas reiterou que o processo de eleição dos delegados ao V Congresso será no próximo dia 13, e nos dias 15 e 16 do corrente mês será realizada a Conferência de quadros do PRS, onde serão analisadas, entre outras questões, a actual situação política do país. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário