sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Brexit


Luz verde dos deputados britânicos após mais de três anos de crise
Bissau, 10 jan 20 (ANG) - Os parlamentares britânicos deram sua aprovação final ao texto que permitirá que o Reino Unido deixe a União Europeia em 31 de janeiro em uma votação histórica após três anos e meio de crise na quinta-feira.
A Câmara dos Comuns, amplamente dominada pelo primeiro-ministro conservador Boris Johnson, adotou o texto com 330 votos a favor (231 contra). 
Após o seu exame pela Câmara dos Lordes - a câmara alta do Parlamento – na próxima semana e depois o consentimento da rainha, o texto, que traduz em lei o acordo do Brexit, deverá ser ratificado pelo Parlamento Europeu em 29 de janeiro , dois dias antes da data fatídica.
Direitos dos cidadãos, período de transição, acordo financeiro: o tratado sobre a retirada do Reino Unido da UE visa permitir um divórcio tranquilo e resolver a dor de cabeça da fronteira irlandesa. 
O texto prevê um período de transição até 31 de dezembro de 2020, durante o qual os britânicos continuarão a aplicar e se beneficiar das regras europeias. Eles pagarão sua contribuição financeira, mas sem permanecer nas instituições ou participar de decisões.
A transição visa evitar uma interrupção repentina, especialmente para os agentes econômicos, e dar tempo para negociar o futuro relacionamento entre Londres e a UE, que parece muito difícil no tempo disponível. 
Segundo o acordo, esse período poderia ser prorrogado apenas uma vez e de comum acordo até o final de 2022. Mas Boris Johnson recusou e acrescentou uma disposição que proíbe uma extensão da lei de implementação votada na quinta-feira.
Os 3,2 milhões de europeus no Reino Unido e 1,2 milhão de britânicos no continente poderão continuar estudando, trabalhando, recebendo benefícios e trazendo suas famílias. ANG/RFI/AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário