terça-feira, 28 de janeiro de 2020

China/Coronavírus


     Número de casos regista aumento de 30 por cento em dois dias
Bissau, 28 jan 20 (ANG) - O último balanço da epidemia coronavírus aponta para 81 mortos e 2835 infectados, e o governo chinês decidiu prolongar as férias de ano novo para tentar travar a propagação da doença que está a suscitar pânico entre os turistas do mundo inteiro.
As autoridades sanitárias recensearam 2.835 casos em território chinês, um número que registou um aumento de 30% quando comparado com domingo, a metade dos infectados se encontra na província de Hubei, no centro do país.
O governo chinês tenta jogar a carta da transparência, de forma a evitar as críticas que acompanharam a epidemia Sras (síndrome respiratório aguda grave), entre 2002 e 2003. Cerca de 800 pessoas perderam a vida.
O autarca de Wuhan, Zhou Xianwang, veio fazer o seu “meia culpa” durante uma entrevista ao canal público de televisão CCTV, afirmando que a municipalidade não soube gerir a crise e mostrando-se disponível a apresentar demissão.
As autoridades decidiram prolongar as férias de ano novo para tentar travar a propagação da doença que está a suscitar pânico entre os turistas do mundo inteiro.
O ministro chinês da saúde, Ma Xiaowei, disse segunda-feira que o período de incubação do vírus é de 14 dias, a Organização Mundial da Saúde diz que o período vai de dois a dez dias.
O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, deslocou-se este fim-de-semana à China e no final do encontro que manteve com os responsáveis locais afirmou que a epidemia dos coronavírus “ainda não é uma urgência sanitária mundial, mas pode vir a sê-lo”.
Até agora  foram registados casos de pessoas infectadas com o coronavírus, em 16 países, entre eles na China, na França, nos Estado Unidos, na Austrália, na Coreia do Sul e no Japão.
Angola, Moçambique e Cabo Verde anunciaram uma série de medidas para prevenir eventuais casos de contaminação pelo coronavírus.
Na Guiné-Bissau, com as notícias a indicarem a suspeita de um doente com coronavirus na Costa do Marfim, o ministério da Saúde  colocou em marcha um plano de contingência.
O plano consiste em explicar à população o que é a o coronavírus, possíveis formas de contágio e quais são os sintomas.
Pede-se, por isso, à população que aumente a lavagem das mãos, que evite contactos com pessoas com tosse persistente e que evite igualmente o contacto as secreções de outras pessoas.
O ministério da Saúde exorta ainda a população a evitar trocar objectos pessoais tais como lenços, talhas ou talheres.
As autoridades pedem a população que reforce a vigilância e comunique quaisquer sinais de alguém com os sintomas da doença.
Até ao momento não é conhecida nenhuma suspeita do coronavirus na Guiné-Bissau. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário