sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Função pública


                 UNTG e CGSI-GB anunciam quinta vaga de paralisações

Bissau, 31 Jan 20(ANG) – As Centrais sindicais, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG)          e Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau(CGSI-GB) apelaram  hoje os servidores públicos para prosseguirem com a greve, a quinta ronda de paralisação, prevista para os dias 4,5 e 6 de fevereiro.

O apelo vem expresso numa Nota à imprensa conjunta à que a ANG teve hoje acesso, na qual as duas centrais sindicais  exortam a firmeza e determinação dos trabalhadores a volta das estruturas sindicais, porquanto serem defensores das suas dignidades e dos seus interesses.

 “Caso o executivo não agilizar no sentido de corrigir as violações  dos direitos  laborais e continuar a forjar a penosa situação de sofrimento dos servidores públicos, as centrais reservam o direito de continuar assim , e adoptar  adoptar outras estratégias de luta para  fazer respeitar ou cumprir o memorando firmado entre as partes,”, lê-se na Nota.

O documento refere ainda que  quotidianamente o sofrimento dos servidores públicos aumenta, devido aos atrasos  no pagamento de dois meses de salários na Administração Pública, agudizando assim os seus  sofrimentos.

As duas centrais  sindicais concluíram que face a acrescida violação dos direitos laborais  por parte de alguns departamentos governamentais e sector privado  que atuam no país, não obstante serem devidamente comunicadas ao coletivo governamental  e membros do Conselho Permanente de Concertação Social, ainda não  se vislumbra o engajamento,  “sério” , no que tange  a atualização do  Fundo de Pensão, de acordo com o primado na lei.
ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário