quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Rússia


           Anúncio da revisão da Constituição leva a queda do governo
Bissau, 16 jan 20 (ANG) - O primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev mantém-se interinamente no cargo, não obstante a demissão quarta-feira em bloco do executivo, logo a seguir ao discurso de Vladmir Putin no parlamento.
 O chefe de Estado anunciou, nomeadamente, uma revisão da constituição.
O carácter presidencial do regime deve manter-se, mas Putin pretende reforçar os poderes do parlamento.
"De acordo com a constituição actual o presidente limita-se a obter o acordo do parlamento por forma a nomear o chefe do governo. Proponho alterar isso. O presidente será obrigado a nomear os ministros que terão sido propostos pelo parlamento”, disse Putin que acrescentou, “tudo vai contribuir para aumentar o papel e o valor do parlamento do país, o papel e o valor da Duma, do Estado, dos partidos do parlamento, a autonomia e a responsabilidade do chefe do governo e de todos os membros do seu gabinete”.
O chefe de Estado russo ainda acrescentou, “simultaneamente, dada a importância destas mudanças, insisto na necessidade em organizar uma votação de todos os cidadãos do país acerca do conjunto destas emendas. A decisão final será tomada em função dos resultados desta votação."
O primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, um fiel de Putin, anunciou logo a seguir a demissão do seu executivo, este mantém-se em funções interinamente até à nomeação de um novo governo.
Esta demissão ocorre numa altura em que o primeiro-ministro se fica por menos de 30% de opiniões favoráveis, contra 70% para Putin, num contexto de crise económica, com o nível de vida a baixar.
Na sua alocução o presidente russo fez referência aos desafios com que se debate o país tais como a crise demográfica ou a pobreza.
Na configuração actual da constituição russa o mandato de Putin termina em 2024 e não se poderia voltar a candidatar à magistratura suprema.
De acordo com analistas estes anúncios inscrever-se-iam na preparação do pós 2024: todos os candidatos presidenciais deverão doravante ter vivido os seus últimos 25 anos na Rússia.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário