sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Religião


               Bissau acolhe XIV encontro de Bispos de países lusófonos

Bissau,17 Jan 20(ANG) – Os bispos católicos de países lusófonos estão reunidos em Bissau no âmbito do XIV encontro que decorre sob o lema, “O Diálogo Inter-religioso na Construção da paz e do Desenvolvimento nos países Lusófonos”.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento,que decorre até ao dia 21, o Bispo de Bissau, Dom José Camnaté Na Bissing disse que a realização do encontro na Guiné-Bissau constitui uma oportunidade para o Povo guineense reafirmar o seu abraço aos nobres ideais da fê em Deus, da fraternidade humana, e revitalizar os seculares laços culturais que os unem.

O líder da igreja católica afirmou que os objectivos que o presente encontro persegue reforçam, sem margens de dúvidas, a comunidade que juntos pretendemos edificar.

“Gostaria pois de agradecer à Deus, por essa dádiva, que representa o elevado nível de solidariedade e partilha na sociedade guineense, e agradecer, mais uma vez, a vossa presença neste país que representa igualmente uma expressão de fraternidade  que Cristo veio instaurar no nosso mundo”, disse o Bispo de Bissau.

Acrescentou que a presença dos representantes de Igrejas irmãs, aviva em católicos a consciência de que não estam entregues apenas à suas sortes, neste mundo que teima em descurar os inúmeros flagelos que atentam contra a dignidade do ser humano e a preservação da natureza.

“É evidente para todos que a Guiné-Bissau é ainda um oásis em que os sinais de ecumenismo e de diálogo inter-religioso mantêm-se vivos e atuantes”, disse.

Afirmou que crentes de diferentes religiões trabalham, de mãos dadas, para sarar feridas de um passado de divisão e conflitos e traçar novos percursos de diálogo, de conhecimento mútuo, busca da verdade e de criação de condições para o verdadeiro processo de reconciliação nacional que abra caminho para uma paz duradoira.

Para o Secretário da Conferência Episcopal dos Países Lusófonos, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente , os sucessivos encontros das Igrejas dos países que partilham a mesma língua acabam por ser uma maneira de eles perspectivarem ainda mais e melhor a vida de cada comunidade no contexto de várias nações que aqui se encontram.
Dom Clemente afirmou que tem sido muito produtiva caminhada conjunta que levam a cabo, e disse que muita coisa depois, directa e indirectamente, se vão reflectindo na vida das Igrejas locais.

Por sua vez, a ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral, Maria Odete Semedo, em representação do Governo, disse que o encontro dos Bispos dos países lusófonos que já vai na sua XIV edição acontece num momento em que, mais do que nunca, o mundo clama por uma relação inter-religiosa ou seja ecuménica positiva para a construção e consolidação da cultura de paz.

A governante afirmou que os países da África Ocidental, em particular a Guiné-Bissau,hoje mais do que nunca, necessitam  do diálogo inter-religioso em que haja tolerança de parta a parte, para que possam encaminhar-se para o desenvolvimento sustentável.

“A riqueza de um país não são os seus recursos mineiros, mas sim os seus recursos humanos, e eles precisam viver numa posição ou seja numa condição de tolerânça em que a solidariedade impera”, defendeu.

Segundo Odete Semedo, hoje a Guine-Bissau  precisa da oração de todos, tanto dos católicos cristãos, como dos evangélicos, muçulmanos e de todos aqueles que prefeçam de religião de matriz africana, “porque Deus é só um”. Durante o encontro de Bissau, os Bispos lusófonos irão discutir a Realidade Episcopal de cada país, seguida de uma conferência pública sobre o Tema da Reunião, encontro com a Reitoria, Professores e Estudantes da Universidade Católica da Guiné, entre outros. ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário