quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

CAN 2021


               Camarões acolhe  evento entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro
Bissau, 16 jan 20 (ANG) - A próxima fase final da Copa das Nações Africanas (CAN 2021) finalmente ocorrerá nos Camarões, de 9 de janeiro a 6 de fevereiro, em vez de junho a julho. 
As autoridades camaronesas e a Confederação Africana de Futebol (CAF) chegaram quarta-feira a acordo sobre uma mudança de datas,  em Yaoundé, oficialmente devido à estação das chuvas nesta região do continente.
Essa mudança ainda deve ser validada na próxima reunião do Comitê Executivo da CAF, que deve ocorrer em 6 de fevereiro, à margem da Copa Africana de Futsal (28 de janeiro a 7 de fevereiro em Laayoune).
Oficialmente, essa escolha foi feita "  a pedido do lado camaronês  " (de acordo com um comunicado de imprensa da CAF) e seria ditada pelas condições climáticas prevalecentes "no verão" nos Camarões. 
Ao introduzir uma reunião conjunta nesta quarta-feira, o Ministro do Esporte e da Educação Física (Minsep) deu a entender que o período não era favorável para jogar futebol.
 "  Em todo o território, de norte a sul, de leste a oeste, [...] o período de junho a setembro - falo sob o controle do diretor de meteorologia [...] - corresponde ao grande estação das chuvas , disse a professora Narcisse Mouelle Kombi. Em Douala, por exemplo, durante esse período chove diariamente  ”.
Esta decisão também pode ser renovada para o  CAN 2023(Costa do Marfim) e o CAN 2025(Guiné)    na medida em que também é a estação das chuvas em boa parte da África Ocidental, neste momento. época do ano. Mas as duas etapas finais a seguir não foram discutidas em Yaoundé.

Esse retorno é uma meia surpresa. Algumas semanas antes, o presidente da CAF Ahmad havia destacado um problema climático. "  Na África, o verão no norte do continente não tem nada a ver com o verão no sul ", disse o malgaxe, em entrevista à RFI . 
Alguém teria que verificar minha declaração no simpósio de Rabat quando anunciamos um CAN de 24 equipes em julho. Eu sempre disse que precisamos ser flexíveis com o clima”, acrescentou.
De qualquer forma, o chefe do futebol africano ficou satisfeito com os preparativos para o Campeonato das Nações Africanas ( CHAN 2020) , de 4 a 25 de abril), um torneio reservado aos jogadores locais e também para o CAN 2021.
"  I Estou convencido de que o povo camaronês viverá esta Copa Africana com um fervor popular excepcional, porque a paixão pelo futebol que existe neste país é única, incomparável, inimitável , ele começou. 
Em relação aos diferentes sites do CAN 2021, posso dizer que a tendência é otimismo. […] Encerro continuando a encorajá-lo fortemente neste caminho positivo de boa preparação, assegurando-lhe o apoio contínuo da Confederação Africana de Futebol  ”.
De qualquer forma, essa decisão é um novo episódio da incrível novela da Copa das Nações Africanas nos Camarões. 
Em setembro de 2014, a CAF, então presidida pelo camaronês, Issa Hayatou, concedeu a organização do CAN2018 ao país de Samuel Eto'o. Falou-se então de uma competição de 16 equipes em janeiro / fevereiro. Mas em julho de 2017, a nova administração da CAF decidiu que o CAN agora competiria com 24 seleções em junho-julho.
Os camaroneses haviam aceitado essa grande mudança nas especificações. Mas, tarde demais nos preparativos, eles foram retirados da organização do CAN 2019    e atribuídos ao CAN 2021. 
Um torneio que deveria ocorrer inicialmente em junho / julho ... Um período durante o qual haverá - competição inaceitável - a nova Copa do Mundo de Clubes imaginada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

É provável que este CAN 2021 represente um caso de consciência para muitos jogadores africanos. No passado, quando a Copa da África durou três semanas, alguns já estavam tentados a ignorar seus clubes. 
A CAF também apresentou essa situação para justificar a realização de sua principal competição em junho / julho, ou seja, após o término dos vários campeonatos nacionais.
A partir de agora, os jogadores convocados para o CAN terão que escolher entre seu empregador e uma fase final de quatro semanas.
 O senegalês Sadio Mané, o egípcio Mohamed Salah, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang ou o argelino Riyad Mahrez, aceitarão, por exemplo, a falta de vários dias do campeonato inglês para competir no CAN 2021? ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário