quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Golfo


 Queda de Boeing ucraniano  e represália do Irã contra EUA levam a suspenção de  voos
Bissau, 08 jan 20 (ANG) - Um Boeing 737 da Ukraine International Airlines caiu na manhã desta quarta-feira (8) logo após decolar do Aeroporto Internacional de Teerã com destino a Kiev, matando ao menos 170 pessoas a bordo.
 Horas mais cedo, o Irã bombardeou duas bases militares iraquianas usadas por soldados americanos.
A Ucrânia investiga as causas do desastre, enquanto o presidente Volodymyr Zelensky pede "cautela contra especulações". Várias companhias aéreas anunciaram a suspensão de seus voos no espaço aéreo do Golfo.
As caixas-pretas do avião já foram recuperadas. A ONG humanitária Crescente Vermelho declarou que, "diante das evidências", não havia a menor possibilidade de se encontrar sobreviventes entre os ocupantes do voo PS-752, que fazia a ligação entre Teerã e Kiev, capital da Ucrânia. O aparelho foi completamente destroçado.
A agência ISNA citou 170 passageiros e tripulantes a bordo, enquanto a agência oficial IRNA revelou que havia 176 pessoas no avião.
Citando um porta-voz do Aeroporto Internacional Imã Khomeiny de Teerã, a Irna precisou que a bordo estavam 167 passageiros e 9 membros da tripulação.
Já um alto funcionário do ministério ucraniano das Relações Exteriores, Vassyl Kyrylytch, disse à AFP que "segundo informações preliminares havia 168 pessoas a bordo" do avião da Ukraine International Airlines que decolou de Teerã.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou que todos a bordo do Boeing 737, "passageiros e tripulantes", morreram no acidente com o Boeing 737.
 "Segundo as informações preliminares, todos os passageiros e membros da tripulação estão mortos", escreveu o presidente Zelensky no Facebook. "Nossa embaixada está a procura de informações sobre as circunstâncias desta tragédia e a lista de mortos", acrescentou Zelensky.
A imprensa iraniana revelou que o avião caiu nos arredores de Chahriar, a oeste de Teerã, e foi devorado pelas chamas. A Isna comunicou que 10 ambulâncias foram enviadas ao local do acidente.
A embaixada ucraniana no Irã evocou uma eventual "falha técnica" no aparelho e excluiu, momentaneamente, "a tese de um ataque terrorista". Até o momento, a Ukraine International Airlines não emitiu qualquer comunicado sobre o acidente.
O presidente ucraniano pediu cautela em relação a "especulações" que podem surgir neste momento sobre as causas do desastre, que acontece em meio a uma escalada entre o Irã e os Estados Unidos.
Durante a madrugada, Teerã bombardeou duas bases iraquianas que abrigam soldados da coalizão liderada pelos Estados Unidos, em represália ao assassinato do general Qassem Soleimani, na semana passada, em Bagdá.
 O Pentágono confirmou os disparos e está avaliando os estragos e as eventuais vítimas.
O presidente americano, Donald Trump, tuitou que "até agora tudo está bem" e anunciou que fará uma declaração durante o dia. A televisão iraniana fala em 80 mortos nos bombardeios. O Reino Unido, que tem soldados nas bases atingidas, condenou o ataque e informa que há feridos. A França informou não ter militares do país feridos nesses ataques.
Em  sinal de preocupação com a escalada militar na região, várias companhias aéreas suspenderam seus voos no espaço aéreo iraquiano, iraniano e no Golfo. A agência civil americana, Lufthansa, Air France, Singapore Airlines, Malaysia Airlines, China Airlines, Korean Airlines e Thai Airways estão entre as aéreas que tomaram essa decisão em caráter preventivo. ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário