sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

EUA


           Senado  abre solenemente julgamento de destituição de Trump
Bissau, 17 jan 20 (ANG) - O julgamento no Senado de Donald Trump começou oficialmente na quinta-feira, 16 de janeiro.
Os senadores que julgam o presidente foram empossados ​​durante uma sessão particularmente solene, começando com a entrada na Câmara do Senado do Presidente da Suprema Corte em toga negra em completo silêncio.
O próprio mais alto magistrado do país prestou juramento à Bíblia com algumas hesitações. É preciso dizer que esta é apenas a terceira vez na história que esse evento ocorre no Capitólio.
John Roberts passou a prestar juramento coletivo, com esta imagem forte: 100 senadores americanos, todos em pé, com a mão direita erguida para jurar julgar imparcialmente o presidente americano, de acordo com a Constituição.
Pouco antes,os sete democratas eleitos na Câmara designados como promotores de Donald Trump durante seu julgamento leram sua acusação. 
Um ato votado em 18 de dezembro, segundo o qual o presidente pressionou a Ucrânia a encontrar elementos comprometedores em seu rival democrático Joe Biden.
"  Donald Trump foi acusado de crimes e ofensas sérias  ", lia com emoção o promotor-chefe Adam Shiff. O julgamento do 45º presidente dos Estados Unidos é, portanto, bem e verdadeiramente lançado, as audiências devem começar na terça-feira e durar quase duas semanas. Mas é improvável que ele tenha sucesso.
Apesar de novas declarações de um assistente de seu advogado alegando que ele estava plenamente ciente da diplomacia paralela realizada em seu nome na Ucrânia, Donald Trump ainda é apoiado em bloco pela maioria republicana no Senado.

Eu acho que esse julgamento deve ser rápido. É um baile de máscaras! Um baile de máscaras, todo mundo sabe, toda essa história com a Ucrânia… disse Trump.
ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário