quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Comércio internacional


                            China e EUA assinam acordo comercial
Bissau, 15 jan 20 (ANG) -  Os Estados Unidos e China assinam a primeira fase de um acordo comercial na quarta-feira, e os detalhes deste texto serão divulgados publicamente na Casa Branca em Washington. 
O acordo vai colocar uma trégua numa guerra comercial de longo prazo.
Segundo o correspondente da RFI/Brasil , a  delegação chinesa está trabalhando duro em Washington.
 Na pendência da assinatura do acordo, os negociadores americanos retiraram a expressão "  manipulador de moeda  " para designar a China. Após a assinatura do acordo da fase 1, o governo dos EUA publicará alguns dos detalhes do acordo, informou a imprensa estatal na China.
O confronto comercial entre China e Estados Unidos já dura dois anos, com a introdução de impostos alfandegários em janeiro de 2018 sobre parte das exportações chinesas para os Estados Unidos.
Os primeiros a sofrer a ira dos americanos foram painéis solares e máquinas de lavar. A China é o maior produtor mundial de painéis fotovoltaicos e o principal exportador de máquinas de lavar para os Estados Unidos. 
Os impostos afetam uma indústria já fortemente atingida, alguns anos antes, por um conflito semelhante com a Europa. Os chineses então replicam taxando o sorgo americano, que representa US $ 1 bilhão em exportações.
A guerra é declarada. O resto do mundo é, apesar de tudo, varrido, com o aumento dos impostos sobre aço e alumínio, dos quais a União Europeia e a China sofrerão mais.  
De lista em lista, do nada, os produtos são tributados na ordem de centenas de bilhões de dólares neste conflito que a economia mundial está começando a sofrer. Um conflito que afeta os dois gigantes chineses da comunicação, ZTE e Huawei , com os quais as empresas americanas não podem mais negociar.
Esta primeira fase do acordo sino-americano é, portanto, apenas uma trégua. E se o superávit comercial chinês com os Estados Unidos cair 8% e meio em 2019, ele ainda permanecerá alto. Eles atualmente estão em US $ 46 bilhões. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário