quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Espanha


            Pedro Sánchez reconduzido nas funções de Primeiro-ministro
Bissau, 08 jan 20 (ANG) - Pedro Sánchez foi terça-feira, investido presidente do Governo Espanhol, numa votação em que apenas precisava de mais votos a favor do que contra.
Falhada a investidura do passado domingo, em que não conseguiu maioria absoluta no Congresso de Deputados, Pedro Sánchez foi hoje reconduzido primeiro-ministro, com 167 votos a favor, 165 contra e 18 abstenções.
Após quase um ano de impasse político e duas eleições gerais, o Partido Socialista e Unidas Podemos chegaram a um acordo de coligação para formar um governo de esquerda.
Ainda assim, a investidura de Pedro Sánchez estava dependente dos votos de deputados independentistas catalães e bascos. São deles as 18 abstenções no escrutínio desta manhã.
Este será o primeiro governo de coligação da democracia espanhola. Pablo Iglesias, o líder de Unidas Podemos será o vice-presidente do novo executivo, o primeiro que rompe com o bipartidismo em Espanha: desde o fim da ditadura, em 1978, só o Partido Popular e o Partido Socialista se tinham sentado no governo.
Com um parlamento bastante fragmentado, em que qualquer maioria pode depender dos apoios independentistas, o maior desafio de Pedro Sánchez será provavelmente conseguir manter a estabilidade política do país nos próximos quatro anos.  ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário