segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Integração sub regional


Ateliê de Auscultação sobre a Elaboração da Visão Pós-2020 da CEDEAO recomenda fortificação do sistema democrático nos países membros

Bissau,13 Jan 20(ANG) – Os participantes do primeiro ateliê de  Auscultação Nacional sobre a Elaboração da Visão Pós-2020 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), recomendaram, entre outras, o fortalecimento do sistema democrático nos países membros desta organização sub regional africana.

Os participantes do evento que decorreu entre os dias 9 e 10 do corrente mês no complexo hoteleiro de Waque, no sector de Mansoa, recomendaram ainda a criação de um Grupo de Mediadores e Resolução de Conflitos, efectivação de políticas de Mercado Único, construção de infraestruturas rodoviárias no espaço CEDEAO e apoio no fornecimento da luz e água.

A promoção do emprego jovem, a boa governação e transparência na gestão da coisa pública, redução de riscos de branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo, erradicação de pobreza foram entre outras recomendações produzidas pelos técnicos de diferentes instituições públicas e privadas que participaram no referido ateliê.

Os participantes recomendaram a CEDEAO a prestação de maior atenção à Guiné-Bissau e Cabo Verde por serem únicos países lusófonos dentro da organização, a promoção da integração económica e monetária, reforço das capacidades institucionais e o empoderamento das mulheres e jovens.

A criação de políticas para retenção de jovens nas zonas rurais, a introdução de reformas no sector educativo e incentivação de formação tecnico profissionais dos jovens e concessão de bolsas internas gratuitas, diversificação de produção agrícola e o financiamento de programas ligadas a saude e educação, água e saneamento  mereceram a atenção dos participantes.
Organizado pelo Ministério da Economia e Finanças através da Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional, o ateliê se enquadra nas actividades de recolha de  contribuições dos cidadãos para criação de condições que elevam  o padrão de vida dos povos da sub-região.

A Visão pós 2020 da CEDEAO,  foi aprovada pelo Conselho de Ministros da organização  na sua octogésima primeira sessão ordinária realizada em Abuja, Nigéria, em dezembro de 2018, e se baseia em três pilares, nomeadamente a Integração Social e Econômica, Política e Apoio Institucional e de Infraestrutura.

Ao presidir a abertura dos trabalhos, a Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Tomásia Manjuba, afirmou que a Guiné-Bissau alinha neste princípio, e num futuro próximo estará em melhores condições para superar as fragilidades e contribuir na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Regional, Tomásia Manjuba, afirmou que o país alinha neste princípio, e num futuro próximo estará em melhores condições para superar as fragilidades e contribuir na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Acredito que, se todos alinharmos neste princípio, a Guiné-Bissau, num futuro próximo, estará em melhores condições para superar as fragilidades e contribuir para uma resiliência sustentável rumo à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, justificou Manjuba.
Nesta senda, a governante apelou aos participantes no evento a aproveitarem no máximo o tempo consagrado a cada um dos domínios a abordar, no sentido de produzirem bons resultados, que servirão como contribuição do país no processo da Visão Pós-2020 da organização sub-regional.
No entendimento do consultor e politólogo guineense, Rui Landim, a elaboração deste documento vai permitir uma maior aproximação entre os Estados membros da CEDEAO, com destaque para eliminação das fronteiras físicas existentes.
De acordo com Landim, a Visão Pós 2020 vai também permitir reformas institucionais nos Estados membros da organização, nomeadamente nos sectores da justiça e defesa e segurança.
A cerimônia da abertura dos trabalhos contou ainda com a presença do representante residente da CEDEAO na Guiné-Bissau, Blaise Diplo Djomand, que na sua intervenção realçou o engajamento das autoridades guineenses na elaboração deste documento.
A CEDEAO, uma organização sub regional criada em 28 de maio de 1975 agrupa 15 Estados (Benim, Burquina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo) correspondentes a uma superfície de aproximadamente 5 milhões de km², com uma população de quase 320 milhões de habitantes.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário