sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Presidenciais 2ª volta


Coletivo dos advogados de MADEM-G15 considera  de “manobras dilatórias” atitude do candidato derrotado  

Bissau, 10 Jan 20 (ANG) – O Colectivo dos advogados do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) acusou  quinta-feira o  candidato derrotado do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) de estar a fazer “manobras dilatórias” para retardar a publicação  de resultados definitivos das eleições presidenciais da segunda volta realizada a 29 de Dezembro último.


Abdú Mané que falava em conferência de imprensa questionou porque razão os advogados estão vinculados a  cumprir com prazo de quarenta e oito horas e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) não pode, por causa de um requerimento de uma pessoa.

Explicou que o candidato do PAIGC entrou com um incidente de suspensão, alegando que  o juíz conselheiro Mamadú Saido Baldé é irmão do Porta-voz do MADEM, Arsénio Baldé mas foi o mesmo juiz que indeferiu a reclamação daquela formação política nas legislativas.

“Como se não bastasse o mesmo candidato derrotado entrou com outra queixa crime contra a Comissão Nacional das Eleições(CNE),”frisou.

“ Nas eleições legislativas o MADEM recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça(STJ) para reclamar o resultado obtido, recusaram porque este não se encontra no papel apropriado da Comissão Nacional das Eleições(CNE) portanto não tem validade” lembrou.

Mané justificou que na altura  o STJ não tinha observado  a questão material da reclamação do MADEM  e pautou pelo aspecto  formal, e que liminarmente indeferiu o documento.

O advogado sustentou que, se houver alguma irregularidade nas assembleias de voto, o  delegado de candidato devia reclamar de imediato, nas comissões regionais ou nacional das eleições, mas que infelizmente não aconteceu até a publicação dos resultados provisórios.

O advogado acusou ainda o Primeiro-ministro, Aristides Gomes de não pagar salários aos funcionários públicos, porque investiu todo o dinheiro na campanha eleitoral para suportar o candidado do PAIGC.

 Afirmou que o candidato suportado por MADEM-G15 venceu as eleições de 29 de Dezembro porque o povo o escolheu nas urnas.

A directoria da candidatura de Domingos Simões Pereira interpos um recurso junto do Supremo Tribunal de Justiça(STJ) para impugnar os resultados eleitorais que dão vitória ao candidato da oposição, Umaro Sissoco embaló.

A referida directoria apresentou quinta-feira novos elementps em que alega ter havido manipulação de mais de 100 mil votos a favor de Umaro Sisooco embaló.

O STJ deve pronunciar esta sexta-feira ou na segunda-feira sobre  esse diferendo. 

ANG/JD//SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário