quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Presidenciais 2019



Bissau,16 Jan 20(ANG) - A Comissão Nacional de Eleições(CNE) aprovou terça-feira em plenária a acta de apuramento nacional dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais conforme lhe tinha exigido o Supremo Tribunal de Justiça, confirmando a vitória eleitoral de Umaro Sissoco Embaló com 53,55 por cento dos votos.
 
O Supremo Tribunal tinha pedido à CNE as actas de apuramento no contencioso eleitoral que alega o PAIGC ter lesado o seu candidato, Domingos Simões Pereira. 

Assim, a Comissão Nacional de Eleições aprovou a referida acta com 10 votos a favor dum total de 18 pessoas reunidas para o efeito nomeadamente representantes das candidaturas de Sissoco Embaló e Domingos S. Pereira.

"Com isto a CNE cumpriu o ordenado pelo Supremo Tribunal de Justiça e ainda  procedeu na terça-feira à entrega da ata aos diferentes órgãos de soberania e candidaturas", disse uma fonte da CNE à agência noticiosa, Lusa.

A CNE, sublinha ainda que aguardará 2 dias antes de publicar os resultados definitivos das eleições presidenciais na Guiné Bissau.

A CNE já havia divulgado resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais, dando a vitória ao candidato, Sissoco Embaló, com 53,55 por cento dos votos frente ao candidato, Domingos Simões Pereira, com 46,45%. 

Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, contestou esses resultados e denunciou fraude eleitoral junto da justiça guineense.

O Supremo Tribunal da Justiça deverá agora pronunciar-se sobre a decisão da CNE e sobre uma putativa contestação de Domingos Simões Pereira, que não está de acordo com a votação da plenária da CNE.

O partido de Domingos Simões Pereira, PAIGC, não concorda com a acta e promete contestá-la no tribunal.

Segundo a  RFI, os advogados de Domingos Simões Pereira  entregaram na terça-feira um recurso contencioso ao Supremo, alegando, nomeadamente que a ata do apuramento dos resultados eleitorais, foi elaborada 13 dias depois de os resultados provisórios terem sido anunciados, quando devia ser dentro de 24 horas.

Entretanto a ANG soube que o Supremo Tribunal de Justiça já notificou a candidatura de Umaro Sissoco Embalo e a Comissão Nacional de Eleições(CNE).

“O venerando Juíz Conselheiro Juca Armando Nancassa, manda que sejam notificados os indivíduos abaixo indicados, do conteúdo do Despacho de fls.216, preferido nos autos de recurso do contencioso eleitoral, em que é recorrente Domingos Simões Pereira, devendo-se-lhes serem entregues no acto uma cópia cada e, ainda cópia de requerimento do pedido de aclaração do Acórdão número 1/2020 de 11 de Janeiro, nomeadamente a candidatura de Umaro Sissoco Embalo, através dos advogados Abdu Mané, Nelson Moreira e Humiliano Alves Cardoso e a Comissão Nacional de Eleições, através dos advogados Mário Ialá e Queletche Na Isna”, refere a notificação do  Supremo Tribunal de Justiça, com data de 15 de Janeiro em curso, à que a ANG teve acesso. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário