quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Justiça





Bissau, 08 Jan 20 (ANG) – O advogado dos suspeitos de tráfico de cerca de duas toneladas de cocaína apreendidos em setembro em Bissau, Basílio Sanca, afirmou terça-feira que os seus clientes foram “vítimas de torturas” que os fez confessar um crime que não cometeram”.

Basílio Sanca, que é também bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, disse ter “uma forte convicção”, e que pretende demonstrar ao tribunal, de que não existem elementos que possam provar que os suspeitos estiveram ligados à chamada “Operação Navarra”.

O Tribunal Regional de Bissau iniciou terça-feira o julgamento de 12 pessoas suspeitas de fazer entrar na Guiné-Bissau, no passado mês de setembro, 1.869 quilogramas de cocaína. Compareceram terça-feira na sala da audiência 10 dos 12 suspeitos.

Os dois outros elementos nunca foram capturados pela polícia guineense e foi emitido um mandado de captura internacional.

Advogado de defesa dos indiciados pelo Ministério Público de crimes de tráfico de droga, associação criminosa e branqueamento de capitais, Basílio Sanca diz que não vai ter dificuldades em desmontar as acusações.

“Foram submetidos a torturas fortes para confessarem crimes que não cometeram. Não existem elementos probatórios que estabelecem uma ligação dos suspeitos com a quantidade da droga apreendida”, afirmou o advogado.

Numa primeira fase, Basílio Sanca disse que vai tentar persuadir o tribunal sobre a inocência dos seus constituintes, demonstrando o que considera serem “vícios do processo”, frisou.

“A minha convicção é de que não existem provas para condenar os suspeitos”, observou Basílio Sanca.

O julgamento dos suspeitos da Operação Navarra, a maior apreensão da droga feita na Guiné-Bissau, acontece no dia em que a Função Pública inicia uma greve geral de três dias.ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário