segunda-feira, 7 de setembro de 2015


Crise política

Primeiro-ministro e o Partido da Renovação Social assinam acordo de Incidência Parlamentar

Bissau, 07 Set 15 (ANG) – O Primeiro-Ministro, Baciro Djá e o Partido da Renovação Social (PRS) assinaram hoje um protocolo de acordo de Incidência Parlamentar visando tirar o país do “ impasse político” em que se encontra.
Acto da assinatura do acordo

 No acto de assinatura do acordo,  Baciro Djá destacou que em busca da solução para tirar o país da actual situação política achou que era necessário chegar a um entendimento com o maior partido da oposição, que é o PRS.

De acordo com Baciro Djá, os dirigentes e militantes do PRS e do PAIGC são provenientes da mesma base sociológica e ideológicas de apoio.

“Tínhamos somente uma diferença que é de olhar e governar o país. Mas com este acordo assinado hoje, juntos vamos minimizar essa diferença para o bem do nosso povo assim como o do Combatente da Liberdade da Pátria”, disse Baciro Djá.

Por seu turno, o Presidente do PRS, Alberto Nambeia ,disse que o seu partido foi obrigado a aceitar esta proposta do Primeiro-ministro, para tirar o país do estado que se encontra.

Aberto Nambeia exortou ao  Primeiro-ministro que de hoje para frente tem um trabalho difícil para tirar o país da situação em que se encontra, frisando contudo que “nada é difícil se quisermos trabalhar”.

“Se de facto queres trabalhar para o bem da Nação podes contar com o nosso total apoio. Mas, caso contrario não vamos pactuar com nada que não vai servir os interesses  da Nação", afirmou Alberto Nambeia.

O Presidente de PRS prometeu a sociedade guineense de que numa ocasião mais propícia tornará público  o papel do seu partido durante o desenrolar da crise  politica  vivida no país.

O teor do acordo rubricado  entre o Primeiro-ministro e os renovadores não foram revelados à imprensa mas segundo a RDP-Africa, o acordo dá ao PRS o direito de  indigitar cinco ministros e igual número de secretários de estado para além de duas  direcções gerais. ANG/LLA/SG          

    

Sem comentários:

Enviar um comentário