sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Festa Nacional



“É urgente mobilizar energias para restabelecer confiança entre  órgãos da soberania” diz Cipriano Cassamá

Bissau, 25 Set. 15 (ANG) - O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) disse ser prioritário e urgente a mobilização de energias para o restabelecimento da confiança entre os titulares dos órgãos da soberania.

Cipriano Cassamá, no seu discurso no hemiciclo guineense alusivo ao 42/o aniversário da independência nacional, afirmou que o tempo que durou a crise política e as dificuldades encontradas na sua resolução, demonstram como a degradação do nível de confiança entre estes órgãos da soberania prejudica o país.

De acordo  com o líder da ANP, a crise mostrou também a urgência de se fazer uma reforma adequada da Constituição.

“As zonas de sombra, as diferenças no entendimento e a interpretação dos preceitos constitucionais, relegam-nos para a necessidade de proceder a limpeza de zonas de confronto “ conta Cipriano Cassamá, salientando que antes mesmo da crise dos últimos dias a Assembleia já tinha iniciado o processo de revisão da lei magna do país.

O Presidente do parlamento guineense salientou que após 42 anos  de conquista da “nossa independência “, é fundamental criar alicerces sólidos para o futuro, nomeadamente na organização do Estado num quadro alargado de acordos políticos com o objectivo de criar estabilidade no país.

Cassama disse que nenhuma crise política pode fazer os guineenses perderem a esperança no seu futuro, salientando que, contudo, não há tempo para continuar de crise em crise.  

“Não temos esse direito, o nosso povo não merece que continuamos a pedir a sua paciência e para que continue a votar e reitero o meu compromisso de que nós os deputados estamos decididos a ser sempre parte da solução e não do problema “ disse.

A cerimónia do quadragésimo segundo ano da Independência da Guiné e cabo Verde contou com as presenças do Presidente da República, Primeiro-ministro, autoridades religiosas, tradicionais, militares entre outros.

ANG/MSC /SG   





Sem comentários:

Enviar um comentário