segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Ensino Público/liceus de Bissau


Mais de 9195 alunos aprovados neste ano lectivo2014/2015 nos Liceus da capital
 
Bissau, 7 Set 15-(ANG)- Nos Liceus públicos da capital nomeadamente, “ Kwame Nkrumah “,“ Agostinho Neto”, “ Rui Barcelos da Cunha” e ‟Samora Moisés Machel” ficaram aprovados   9.195 alunos de diferentes níveis  durante o ano lectivo 2014/2015,revelaram à ANG responsáveis dos referidos liceus.

Dados fornecidos pelos responsáveis destes liceus revelam que apesar de a maioria dos alunos ficar aprovada a taxa de reprovações continua alta, e corresponde a 6.678 alunos.

Segundo o  Subdirector do liceu  “ Kwame Nkrumah “, Carlitos Na Lama ficaram aprovados neste liceu  um total de  2209 alunos de diferentes níveis de escolaridade, e  reprovados 1707, havendo a registar   334 desistentes.

Na Lama revelou que apesar das dificuldades de falta de matérias informático, o ano lectivo 2014/2015 foi positivo tendo em conta  o funcionamento normal das aulas   sem  sobressaltos de greve.

O Director do Liceu “Agostinho Neto” destacou  que o ano lectivo 2014/2015 decorreu  bem tendo em conta o numero de alunos  transitados que correspondem a  2.273,contra  1650 reprovados e  655 não avaliados.

Samuel Fernando Mango disse que comparativamente ao  ano passado, o ano lectivo ora findo registou  melhorias em termos de aprendizagem, porque o Liceu conseguiu funcionar sem interrupção. 

 Mango admitiu que alguns  dos obstáculos enfrentados nesta instituição  escolar foi a  falta de materiais pedagógicos para os Professores.

 Por sua vez, o Presidente do Conselho Técnico Pedagógico do Liceu “ Rui Barcelos da Cunha”  manifestou-se satisfeito pelos resultados do ano lectivo findo que considera de  satisfatório. 

Anastácio da Silva disse que Rui Barcelos da Cunha registou 2.119 aprovações contra  1.693 reprovações e 548 desistências.
Anastácio da Silva  explicou que  este liceu se   depara coma  falta de materiais e  equipamentos  escolares entre os  falta de carteiras, portas e janelas para algumas  salas de aulas.  

Adiantou que   para  solucionar essas carências a Direcção do Liceu decidiu criar um fundo social   para os  trabalhos de reabilitação  das salas.
No Samora Moises Machel o director considera de grande sucesso o  ano lectivo 2014/ 2015 comparativamente aos anos passados.

Mamadu jalo disse que os resultados escolares foram satisfatórios  e revelou 2594 alunos de diferentes níveis transitaram de classe, tendo 1628 reprovado.
No” Samora Moisés Machel” cerca de 300 alunos abandonaram as aulas no decurso do ano.

Mamudo Jalo confessou que, não obstante o ano lectivo findo ter sido um sucesso, verificaram-se  muitas dificuldades  em termos de ensino de Português e Matemática , disciplinas em que mais reprovações se registaram. 

Para o presente ano lectivo, Jalo promete tudo fazer para se diminuir essas dificuldades de aprendizagem do Português e da matemática, e por outro lado, reduzir o índice de abandono escolar. 

ANG/PFC

Sem comentários:

Enviar um comentário