terça-feira, 8 de setembro de 2015

Governação



Novo governo formado por 16 Ministros e 15 Secretários de Estado
 
Bissau, 08 Set 15 (ANG) – O novo  governo liderado pelo Primeiro-ministro, Baciro Djá tomou possse  segunda-feira com 15 Ministros e quinze Secretários de Estado.

De acordo com o Decreto Presidencial que nomea os novos governantes, o número dois do executivo é o investigador e militante do PAIGC, Aristides Ocante da Silva, Ministro de Estado e da Presidência de Conselho de Ministos e dos Assuntos Parlamentares.


O Secretário-geral do Partido de Renovação Social, Florentino Mendes Pereira, reconduzido  no pelouro da Energia e Industria e acrescido do Ministro de Estado.
O  jurista Octávio Alves foi igualmente reconduzido nas funçoes  da Adminstração Interna.

Para substituir Mário Lopes da Rosa no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Coperação Internacional, é nomeado o também membro do Comité Central e antigo deputado do PAIGC, Rui Diã de Sousa.

O Engenheiro Epifânio Carvalho de Melo, um quadro do Banco Africano de Desenvolviment(BAD), é o novo Ministro dos Recursos Naturais.

Para a Defesa Nacional é nomeado o antigo Presidente do Tribunal Militar Superior, Eduardo Costa Sanhá, Respício Manuel Silva assume a pasta da Comunicação Social, Malam Banjai substitui José António de Almeida nas Obras Públicas, Construções e Infra-estruturas.

O antigo Secretário de Estado da Gestão Hospitalar, Domingos Malú sobe para  Ministro da Saúde e o Ministério da Edução Nacional é entregue a veterana do PAIGC e antiga funcionária internacional, Nharbat Nancaia Ntchassó.

O agrónomo Rui Nené Djata assume as funções de Ministro de Agricultura e do Desenvolvimento Rural , Maria Evarista de Sousa,ministra da Mulher, Familia e Coesao Social, Dionísio Cabi,ministro da Justiça, Carlitos Barai,ministro da Funçäo Publica e Reforma Administrativa e António Serifo Embaló, ministro do Comérco e Artesanato, funcöes que desempenhava no anterior executivo.

Em relação aos quinze Secretários de Estados nomeados, os destaques recaem sobre  os estreantes  Henrique Horta dos Santos, no Tesouro, Adelino Monteiro Viera, no Orçamento e Assuntos Fiscais, Alassã Queta, no Ordenamento e Adminstração do Território, o investigador João Butiam Có, no Ensino Superior e Ivestigação Científica e Maria Inácia Sanhä no cargo da Secretária de Estado da Gestão Hospitalar.

Ainda foram nomeados para as funções dos Secretários de Estado, Mário Martins na Juventude, Cultura e Desportos, o embaixador Dino Seidi, na Cooperação Ibnternacional e Comunidades, a antiga Governadora da Região de Oio, Anita Djaló Sane, para  Combatentes da Liberdade da Pátria, o antigo Director do Trabalho, Florentino Dias, no Transporte e Comunicações e para a Secretaria de Estado das Pescas e Economia Marítima é nomeado Fernando Coreia Landim.

Ainda para as Secretarias de Estado foram nomeados o antigo oficial da polícia, Marcelino Cabral “Djoi” para a Ordem Pública, o ex-jornalista Victor Pereira para a Segurança Alimentar, Fatumata Djau Baldé, tutela o Turismo e Luís Ulundo Mendes, é nomeado Secretário de Estado do Ambiente.

Entretanto, segundo  informações obtidas pela ANG, o  Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperacao Internacional e das Comunidades, Rui Diã de Sousa, só toma  posse quando que regressar de viagem ao estrangeiro.

Ainda por nomear està o ministro da Economia e Financas, e està a ser dado como provàvel titular dessa pasta, o actual Director Nacional do Banco Central dos Estados da Africa ocidental(BCEAO), Aladje Mamadú Fadia.

Segundo a fonte da ANG, a  idigitação de Fadia será oficializada assim que “concluir as formalidades para deixar o banco”.

Este executivo contém apenas quatro mulheres, num total de 30 membros, e vai ter 31 elementos tal como o executivo liderado por Domingos Simöes Pereira, demitido a 12 de Agosto.  

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário