sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Tragédia em Meca



Mais de 700 peregrinos morrem esmagados 

Bissau, 25 Set 15 (ANG)- As autoridades da Arábia Saudita confirmaram que pelo menos 717 peregrinos morreram quinta-feira esmagados no vale de Mina, numa debandada que acabou em tragédia, junto a Meca.

Um porta-voz do Departamento de Defesa Civil citado pelo jornal espanhol “El País” disse que há ainda 805 feridos, e que a debandada se deveu a uma disputa que irrompeu quinta-feira às nove horas da manhã quando os peregrinos se dirigiam a Jamarat, uma estrutura com vários níveis e a partir da qual os fiéis apedrejam simbolicamente o diabo. 

De acordo com um comunicado, a debandada fez com que muitos caíssem e acabassem esmagados por outros.

De acordo com a Defesa Civil, estão a decorrer as operações de socorro e seis das suas equipas estão no terreno a prestar os primeiros cuidados aos feridos e a direcionar o fluxo de peregrinos para “rotas opcionais”.

Não foram adiantadas razões para a debandada em Mina, onde foram realizadas obras nos últimos anos para facilitar o movimento dos peregrinos. Em Janeiro de 2006, morreram 364 peregrinos numa debandada na mesma zona.

No primeiro dia da festa de Adha, perto de dois milhões de peregrinos, segundo estatísticas divulgadas na quarta-feira, começaram quinta-feira o ritual de apedrejamento de Satanás, no vale de Mina, no oeste da Arábia Saudita.

O ritual consiste em atirar sete pedras no primeiro dia do Eid al-Adha contra uma grande coluna que representa o Diabo e outras 21 no dia seguinte ou nos dois dias seguintes contra as três colunas (grande, média e pequena).

A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos devem realizá-la pelo menos uma vez na vida. 

ANG/Jornal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário