terça-feira, 8 de setembro de 2015

Saúde Pública


Cidadãos  guineenses preocupados com ressurgimento de novos casos de Ébola na Serra leoa 
 
Bissau, 8 Set 15-(ANG)- Os Cidadãos guineenses estão preocupados com o ressurgimento de novos casos do vírus da febre hemorrágica do Ébola na República de Serra leoa, que faz  fronteira com  a Guiné-Conakry, país vizinho da Guiné-Bissau.

Em auscultações feitas hoje pela á ANG,  Isaías Aienque da Costa Djú, de 30 anos de idade, funcionário do Ministério da Educação Nacional disse que face a esta situação de Ébola, o departamento da epidemiologia e higiene do Ministério da Saúde deve preocupar com estudos de causas e consequências desta doença, além demais da sua origem.

Aienque   Djú acrescentou que o Ministério da Saúde tem que recrutar os jovens para capacitar e reciclar sobre os problemas do Ébola para poder passar  melhor informações ás comunidades guineenses, no que diz respeito aos cuidados de prevenção da febre hemorrágica.

António João Sanca, de 28 anos dançarino do grupo teatral Netos de Bandim revelou que está muito preocupado com esta situação, mas o Governo a partir de agora deve manter o controlo das  pessoas sobretudo dos estrangeiros, nas fronteiras que liga a Guiné-Bissau com os países vizinhos.

João Sanca pediu as autoridades guineenses no sentido de fazer todos os esforços de prevenção para que o vírus do Ébola  não entrasse no País.

Etiandra Nabila de Araújo, de 27anos, empregada no Minimercado, Darlin, da capital considera  que a situação é bastante preocupante, razão pela qual recomenda ao  novo Governo  a tomada de medidas, o  mais rápido possível, para se evitar que a contaminação por ébola chegue ao pais”.

Francisca Fernandes Gomes, de 33 anos de idade, funcionária do Ministério das Pescas disse igualmente tratar-se de uma situação muito grave, porque o Ébola é uma doença fatal, razão pela qual os governantes devem fechar as fronteiras da Guiné-Bissau com os países vizinhos até que o problema seja completamente resolvido. 

As autoridades serra-leonesas confirmaram no domingo um novo caso de contaminação por ébola naquele pais. 

A nova vitima teria tido contacto com uma senhora vendedeira de comida que morrera de ébola na sua aldeia.  

ANG/PFC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário