sexta-feira, 4 de setembro de 2015


Prevenção sanitária

 NADEL e ADPP capacitam supervisores em matéria de vigilância e prevenção de Ébola e Cólera

Bissau,04 Set 15 (ANG) – Os supervisores das Organizações Não Governamentais, Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) e Associação Nacional para Desenvolvimento Local (Nadel) beneficiaram quinta-feira de uma capacitação no domínio do sistema de vigilância e prevenção à contaminação pelo vírus ébola e de cólera.
Supervisores participantes no seminario

Em declarações à imprensa,  o responsável Administrativo e Financeiro da ONG Nadel, Lassana Mané disse que a formação visa igualmente fazer com que os referidos supervisores estejam a altura de poder responder aos eventuais sintomas verificados no terreno

“A referida formação serve para reforçar a capacidade dos supervisores no domínio da vigilância para estarem cada vez mais oreoarados”, disse Lassana Mané.

Acrescentou que os supervisores beneficiários  vão trabalhar nas regiões de Tombali e  Bolama Bijagós, no sul do país estando prevista que as suas acçöes cheguem às  outras regiões do país.

Por sua vez, o responsável da Comunicação de Instituto Nacional de Saúde(INASA), Jean Pierre salientou que o Ministério de Saúde sozinho não é capaz delevar a cabo acçöes de prevençâo contra essas doenças razão pela qual  solicitou a parceria das ONGs que estão no país para juntos lutarem para evitar as consequências negativas.

“A vigilância nas comunidades é feita por  diferentes ONGs do país no quadro de uma parceria solicitada pelo Ministério da Saúde de modo a se prevenir contra o ébola e a cólera que normalmente surge na época das chuvas”, explicou Jean Pierre.

O referido seminário foi financiado pela Organização Internacional para Migrações (OIM) em colaboração com Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos de América (CDC-EUA). ANG/AALS

Sem comentários:

Enviar um comentário