segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ONU




Debates sobre reformas no Conselho de Segurança iniciam hoje

Bissau, 28 Set 15 (ANG) – A 70.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas arranca hoje em Nova Iorque, na sede da ONU, devendo ser marcada pelas exigências de mudanças do Conselho de Segurança.

Como tem sido prática, a Presidente brasileira Dilma abre a sessão, seguida de Barack Obama e depois o Presidente russo Vladimir Putin, que não discursa em sessões desta natureza há dez anos. 

Espera-se que Dilma Rousseff insista precisamente na necessidade de reformular o Conselho de Segurança, mas também na questão dos refugiados e nas alterações climáticas.

Esta reunião anual assinala os 70 anos de criação das Nações Unidas, sendo esperado que participem cerca de 140 líderes mundiais. 

Esta Assembleia Geral decorre até 06 de outubro, com vários temas da ordem internacional em discussão, sendo que um dos que deverá ser mais falado será a composição do Conselho de Segurança, sobretudo depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter juntado a voz da Alemanha às do Brasil, Índia e Japão para exigir a entrada no órgão máximo das Nações Unidas.

Atualmente, o Conselho de Segurança conta com apenas cinco Estados permanentes - Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido -, sendo secundado por mais dez não permanentes, que mudam regularmente.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança dispõem do direito de veto e as divisões reinantes sobre conflitos como os na Síria ou Ucrânia tem inviabilizado a tomada de decisões com peso na resolução das crises.

A Assembleia Geral da ONU acordou um texto em que assume a necessidade de se proceder a reformas no Conselho de Segurança, documento recusado já pela China, Estados Unidos e Rússia. 

A Guiné-Bissau é representada na Assembleia geral da ONU pelo embaixador guineense, João Soares da Gama. 

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário