quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Crise política

Supremo Tribunal de Justiça pronuncia hoje sobre constitucionalidade da nomeação de Baciro Djá

 Bissau,09 Set 15(ANG) - O Supremo Tribunal de Justiça apresenta hoje a sua deliberação sobre a nomeação do novo Primeiro-ministro, Baciro Dja cujo governo já foi investido.

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça
 A fiscalidade do decreto que nomeou Baciro Dja foi solicitada pelo PAIGC, vencedor das ultimas eleições legislativas decorridas no ano passado, cujo Primeiro-ministro foi demitido pelo Presidente da Republica em Agosto.

 Em declarações à Radio Jovem o  jurista guineense Carlitos Djedjo disse que  a fiscalidade constitucional requerida pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) tem duas incidências principais, nomeadamente a nomeação do Primeiro-ministro sem ouvir os partidos políticos com assento parlamentar e nem tendo em conta os resultados eleitorais.

 O jurista disse que caso a decisão obrigue à revogação do Decreto, o Presidente da República  terá de demitir o Primeiro-ministro.

 
"Se o STJ interpretar o artigo 68, alínea g) da Constituição, tendo em conta os resultados eleitorais, que devia caber ao PAIGC a indicação de um candidato a Primeiro-ministro, então isso significará que o Presidente da República terá de nomear uma pessoa que seja indicada pelo PAIGC para formar Governo", explica.

 Carlitos Djedjo considera que, em caso de uma decisão judicial que obrigue à revogação do citado Decreto, o chefe de Estado terá de voltar atrás e demitir Baciro Dja.

 O  jurista guineense lembra ainda que a decisão do STJ não tem recurso.
 
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário